Portugal já terá atingido o pico da quinta vaga da Covid

  • ECO
  • 2 Fevereiro 2022

Matemático Óscar Felgueiras, que tem colaborado com o Governo ao longo da pandemia, acredita que agora a descida de casos será "relativamente rápida".

Portugal terá atingido o pico da quinta vaga da Covid na semana passada, afirma o matemático Óscar Felgueiras, que tem colaborado com o Governo ao longo da pandemia, em declarações à Renascença.

O especialista refere que o maior número de casos foi registado a 25 de janeiro e que, passado uma semana, o país já está “numa trajetória de início de descida, que será mais percetível ao longo desta semana”. Antecipando que será “natural” haver uma “perturbação” dos números devido ao fim de semana de eleições, Óscar Felgueiras diz que “já vínhamos com um processo de abrandamento de crescimento sustentado” e que “esse abrandamento está a dar lugar ao início de uma descida”. “Nos próximos dias será mais evidente”.

O matemático acredita, assim, que há uma notória “desaceleração” do aumento de casos — “iam aumentando, mas cada vez menos” — e que a descida de casos será “relativamente rápida”. “O pico [na faixa etária até aos nove anos] terá sido atingido há cinco dias” e, por isso, é expectável que nos próximos tempos esta tendência se alastre pelas restantes faixas etárias, começando “pela geração dos pais” e acabando por “chegar a todos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal já terá atingido o pico da quinta vaga da Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião