Chega indica Diogo Pacheco de Amorim para vice-presidente do Parlamento, IL escolhe João Cotrim Figueiredo

André Ventura diz que partido não será "condicionado pelo boicote" à escolha de um vice-presidente da Assembleia da República e nomeia Diogo Pacheco de Amorim. IL indica João Cotrim Figueiredo.

O Chega decidiu indicar Diogo Pacheco de Amorim para a vice-presidência da Assembleia da República. Esta possibilidade está prevista nas regras do Parlamento, já que o partido foi o terceiro mais votado nas eleições legislativas de 30 de janeiro e cabe aos quatro maiores partidos indicar o nome de um vice-presidente. Já a Iniciativa Liberal indicou João Cotrim Figueiredo para vice-presidente.

Esta indicação terá, depois, de ser aprovada pela maioria dos deputados por voto secreto, mas há partidos que já adiantaram que serão contra, nomeadamente da bancada da esquerda. “Agora temos alguns partidos a quererem inviabilizar uma escolha que deriva do regime”, sinalizou André Ventura, em conferência de imprensa, reiterando no entanto que o partido não será ” condicionado pelo boicote”.

O antigo deputado único do partido salientou que “durante dois anos e meio o Chega conviveu com vice-presidentes bloquistas, comunistas e Presidente socialista”, já que “a prática e a regra democrática eram essas”. Decidiu assim propor como candidato à posição de vice-presidente Diogo Pacheco de Amorim, que é deputado eleito pelo ciclo do Porto e membro da direção nacional.

Pacheco de Amorim foi assessor parlamentar de André Ventura e depois deputado na Assembleia da República em substituição deste durante a campanha eleitoral. Além disso, esteve no Movimento Democrático de Libertação de Portugal, foi chefe de gabinete de Manuel Monteiro e assessor de Freitas do Amaral.

Já a Iniciativa Liberal vai indicar o seu presidente e deputado eleito, João Cotrim Figueiredo, para vice-presidente da Assembleia da República, adiantou à agência Lusa fonte oficial do partido. Nas eleições legislativas de domingo, a Iniciativa Liberal passou de um deputado único (eleito em 2019) para um grupo parlamentar composto por oito deputados, ficando como a quarta força política no parlamento.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h10)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chega indica Diogo Pacheco de Amorim para vice-presidente do Parlamento, IL escolhe João Cotrim Figueiredo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião