Industriais europeus juntam-se para acelerar fusão nuclear

  • ECO
  • 3 Fevereiro 2022

Marvel Fusion assina parcerias com Siemens Energy, Thales e Trumpf, tendo já angariado 35 milhões numa ronda de financiamento liderada pela Earlybird. “Se funcionar, é o Santo Graal”, promete o CEO.

Um grupo de empresas industriais europeias vai unir esforços para acelerar a corrida à produção de energia através da fusão nuclear, uma tecnologia ainda embrionária, mas que pode desempenhar um papel importante no futuro.

Escreve o FinancialTimes (acesso pago) esta quinta-feira que a MarvelFusion, com sede em Munique e fundada em 2019, assinou parcerias com a compatriota Siemens Energy, com a francesa Thales e com o grupo privado alemão Trumpf, tendo já angariado um investimento de 35 milhões de euros numa ronda de financiamento liderado pela Earlybird.

A fusão nuclear, que no ano passado atraiu 2,3 mil milhões de euros em capital de risco, sobretudo proveniente de investidores americanos, promete gerar quantidades bastante elevadas de energia sem gerar resíduos radioativos e sem risco de acidentes graves com os reatores. Uma instalação industrial do tamanho de um campo de futebol pode fornecer energia suficiente para abastecer uma cidade como Londres.

A Marvel Fusion reclama que seu método, que usa lasers para desencadear reações atómicas, em vez de ímanes e calor extremo, vai tornar o processo viável a nível comercial dentro de pouco tempo. Está a ser testado desde o ano passado e a validação deve estar concluída em dois a três anos. “Se funcionar, é o Santo Graal”, sublinha Moritz von der Linden, CEO da Marvel Fusion, citado pelo mesmo jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Industriais europeus juntam-se para acelerar fusão nuclear

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião