Caixa fecha acordo com sindicatos. Salários sobem 0,92% este ano

O banco público reforça ainda os valores pagos em subsídios como de nascimento ou de estudo. 

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) fechou com os sindicatos a revisão das tabelas salariais. Os trabalhadores do banco público irão ter um aumento médio ponderado de 0,92% este ano, uma subida face aos 0,9% determinados para 2021, valor que será pago com retroativos. O banco também irá aumentar os valores pagos em subsídios como de nascimento ou de estudo.

“A conclusão da revisão das tabelas e das cláusulas de valor pecuniário é mais um elemento distintivo no pacote de condições de remuneração dos colaboradores da Caixa, a par do aumento de remuneração variável, sendo um contributo positivo para o desenvolvimento da Instituição, designadamente, na concretização do exigente Plano Estratégico 2021-2024. Existe um tempo para desacordo, face a propostas fora do mercado e da competitividade necessária à Caixa, e um tempo para acordo que a Caixa Geral de Depósitos saúda ter sido conseguido”, diz Paulo Moita de Macedo, CEO da CGD, citado em comunicado.

O acordo fechado com o Sindicato de Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC), o Mais Sindicato, o Sindicato dos Bancários do Centro e o Sindicato dos Bancários do Norte torna a Caixa “na primeira e única instituição financeira nacional a fazer a revisão da tabela salarial e das cláusulas de expressão pecuniária, por dois anos, tal como já havia sido feito para os anos de 2019 e 2020, também em janeiro“, anunciou a instituição financeira.

“O aumento médio ponderado acordado para a tabela salarial, objeto de revisão retroativa a 1 de janeiro de 2021, é de 0,9% para 2021. Relativamente a 2022, o aumento médio ponderado acordado para a tabela é de 0,92%”, informa o banco.

O acordo firmado com os sindicatos apresenta ainda um “aumento bastante acima da média no subsídio de apoio ao nascimento, subsídio de trabalhador-estudante e subsídio de estudo“, assegura a Caixa, sem precisar os valores. Em relação ao aumento no valor pecuniário desses benefícios, o banco diz representar “o reforço do compromisso da CGD para com a natalidade e na qualificação dos seus colaboradores e filhos”. Para 2022, “existe ainda um aumento muito expressivo no valor máximo do crédito habitação (nivelamento)”.

Acordo depois da greve

O acordo surge depois de, em dezembro, o STEC — um dos sindicatos que agora assinaram com a Caixa – ter convocado uma greve que levou ao encerramento de menos de 30 agências, segundo a administração do banco. Em cima da mesa estavam aumentos de 0,4%, segundo o STEC, que reivindicava um aumento global de 90 euros para todos os trabalhadores.

A greve — em pleno processo negocial para a revisão salarial — gerou críticas da Caixa que garantia ter uma tabela de remunerações “muito acima dos restantes bancos com quem concorre” — mais de 19% –, com uma remuneração média para colaboradores em funções diretivas de 5.715 euros e de 2.353 euros funções não diretivas, além da pensão média ascender a 2.118 euros.

“O trabalho, mérito, empenho e dedicação dos seus trabalhadores tem tido reconhecimento”, lembrou ainda o banco, contabilizando que cerca de 1.350 foram promovidos em 2021 e que vão ser realizadas 802 promoções até março 2022. Em 2021, disse ainda, 82% acumulou prémios de desempenho e potencial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa fecha acordo com sindicatos. Salários sobem 0,92% este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião