Juros da dívida pública a dez anos escalam para máximos de 2020 após anúncio do BCE

Yields de referência subiram para máximos de maio de 2020, após decisão do BCE de manter taxas de juro na Zona Euro. Juros a dez anos estão acima de 0,8%.

As yields da dívida pública portuguesa a dez anos deram um pulo esta quinta-feira, momentos depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado a decisão de manter as taxas de juro, apesar da inflação recorde na Zona Euro.

Enquanto a presidente Christine Lagarde apresentava as decisões do Conselho do BCE, a taxa de juro das Obrigações do Tesouro a dez anos, a maturidade de referência, ascendia a 0,817%, uma subida de 10,3 pontos base, para um máximo de maio de 2020, de acordo com dados do Investing.com. (Quando os juros sobem, o preço das obrigações desce.)

A tendência de subida era transversal a todas as maturidades, com destaque para a dívida pública a cinco anos, cujos juros cruzavam a linha de água, passando a terreno positivo, após uma subida de 13,6 pontos base, para 0,112%.

A subida dos juros das obrigações soberanas portuguesas estava alinhada com o observado um pouco por todo o continente. Na Alemanha, os juros das bunds a dez anos avançavam 8,5 pontos base, para 0,116%, enquanto os juros da dívida italiana a dez anos subiam 14,3 pontos base, para 1,56%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros da dívida pública a dez anos escalam para máximos de 2020 após anúncio do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião