Secretário-geral da NATO vai chefiar banco central da Noruega

  • Joana Abrantes Gomes
  • 4 Fevereiro 2022

Quando terminar o mandato de secretário-geral da NATO, a 1 de outubro, Jens Stoltenberg irá assumir a pasta de governador do Norges Bank, o banco central da Noruega.

O Governo norueguês nomeou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, para ser o próximo governador do banco central da Noruega. A escolha está a ser contestada pela oposição, que alega que a ligação de Stoltenberg ao partido no poder ameaça a independência do Norges Bank, avança a Bloomberg (acesso livre/conteúdo em inglês).

Jens Stoltenberg, ex-primeiro-ministro da Noruega, cumprirá o seu mandato completo na NATO, que termina a 1 de outubro, tomando posse como banqueiro central antes do final deste ano. A decisão surge numa altura de tensão militar entre os países da aliança militar e a Rússia, devido à situação na Ucrânia.

O Ministério das Finanças escolheu Stoltenberg em vez da vice-governadora Ida Wolden Bache, que irá chefiar o Norges Bank quando o atual governador, Oystein Olsen, terminar o seu mandato no próximo mês e até Stoltenberg sair da liderança da NATO. O Governo norueguês deixou assim passar a oportunidade de nomear uma mulher pela primeira vez para chefiar o banco central do país.

“Fizemos uma avaliação global, baseada na sua ampla compreensão da sociedade, tanto a nível nacional como internacional, no vasto contexto, na experiência da gestão de topo que Stoltenberg tem e também na sua boa formação económica”, afirmou o ministro das Finanças, Trygve Slagsvold Vedum.

Já Stoltenberg, intervindo no mesmo evento que o ministro das Finanças, disse que se concentrará no seu trabalho na NATO até ao final do seu mandato e que se absterá de comentar a economia antes de assumir o cargo de banqueiro central. “Até finalizar o meu mandato na NATO a 1 de outubro, vou usar todas as minhas forças e toda a minha atenção na Aliança“, declarou, acrescentando que tal é “absolutamente necessário num momento em que a Europa e a América do Norte devem permanecer unidas”.

O primeiro-ministro, Jonas Gahr Store, manteve-se afastado do processo de nomeação para evitar acusações de conflito de interesses, e vários políticos noruegueses, incluindo a ex-primeira-ministra Erna Solberg, alertaram que a escolha iria levantar preocupações sobre a independência da instituição financeira. Jens Stoltenberg, de 62 anos, é formado em economia e foi primeiro-ministro da Noruega por duas vezes, até 2013 – ano em que assumiu a liderança da NATO -, tendo ainda tutelado a pasta das Finanças e liderado o Partido Trabalhista entre 2002 e 2014.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Secretário-geral da NATO vai chefiar banco central da Noruega

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião