BPI cresceu 254 milhões nos seguros de capitalização em 2021

  • ECO Seguros
  • 6 Fevereiro 2022

Gerindo perto de 4,6 mil milhões de euros em seguros financeiros, o negócio segurador do banco cresceu com digitalização, dinâmica no crédito, comissões de intermediação e novas soluções de proteção.

O banco BPI fechou 2021 mais do que a duplicar o resultando corrente da operação em Portugal (200 milhões contra 84 milhões de euros em 2020). A atividade comercial da entidade controlada pelo CaixaBank registou crescimento de 7% no crédito (empréstimos a particulares, com realce no crédito habitação, financiamento a empresas e setor público), beneficiando ainda de acréscimo próximo de 10% nos recursos totais de clientes.

Os recursos totais de clientes cresceram 9%, para 40,3 mil milhões, dos quais 10,9 mil milhões eram ativos sob gestão (+12,6% do que um no antes). Desta parcela de ativos sob gestão, os fundos cresceram 18%, até 6,27 mil milhões e 4,59 mil milhões de euros representavam Seguros de capitalização, parte que cresceu 254 milhões (ou cerca de 5,9%) face ao ano anterior. O BPI refere que detinha 18,2% de quota nos seguros de capitalização em novembro de 2021, (+1.12 p.p. face a igual mês de 2020), detendo 11,8% de quota no mercado dos PPR (+0,4 p.p.)

A informação divulgada através da CMVM detalha que o montante de comissões líquidas, que contribuíram 37,5% para o produto bancário, cresceu 18% face ao exercício precedente, para 288 milhões de euros. O incremento resultou de “dinamismo na venda de fundos de investimento e seguros de capitalização”, bem como o aumento das comissões bancárias associadas a crédito e a contas e das comissões de intermediação de seguros,” explica o comunicado divulgado pela instituição liderada por João Oliveira e Costa (CEO).

As comissões em fundos e seguros de capitalização (unit-linked) subiram 29% e na intermediação de seguros aumentaram 5%.

Entre outros aspetos, em ano de forte dinâmica digital (71% de vendas iniciadas em canais digitais), a experiência dos clientes particulares melhorou com a simplificação de processo nos seguros e foram lançados novos produtos de proteção, alguns já no último trimestre, nomeadamente “Seguro de Proteção no Crédito Imediato” e “Seguro de Acidentes de Trabalho e Responsabilidade Civil”, reforça o comunicado. Ainda, no segmento BPI Empresas, referência ao “Seguro Vida Negócios” e um novo seguro de vida empresarial, da BPI Vida e Pensões (BPI VeP).

As responsabilidades com pensões dos funcionários melhoraram o grau de cobertura, de 98% em 2020 para 103% em 2021. Dado que a BPI VeP também gere outros fundos de pensões, a rentabilidade dos fundos de pensões aumentou, de 2.7% em 2020, para 7.2% no final do exercício.

Em anexo ao relatório dos resultados consolidados de 2021, o banco explica que na sequência da venda da BPI VeP em dezembro de 2017, os seguros de capitalização colocados na base de clientes do BPI passaram a ser registados fora do balanço, na qualidade de “seguros de capitalização de terceiros colocados em Clientes e a gestão dos fundos de pensões saiu do perímetro de consolidação do BPI”.

Referindo-se ainda à conciliação de informação financeira (BPI/Grupo CaixaBank) e no respeitante a recursos de clientes, eventuais diferenças entre valores divulgados pelo BPI e os reportados pelo CaixaBank (para o segmento BPI), corresponderão aos passivos por contratos de seguros e respetivos ajustamentos ao justo valor a 31 dezembro 2021, apurados na combinação de negócios que, na sequência da alienação da BPI Vida à VidaCaixa Seguros y Reaseguros, passaram a registar-se no negócio bancário e de seguros do grupo CaixaBank.

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