PS conquista maioria com medo da geringonça e direita

  • ECO e Lusa
  • 10 Fevereiro 2022

Quase metade dos inquiridos no barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã não queria uma maioria absoluta do PS. Ainda assim, voto útil foi decisivo para o resultado final das eleições.

O voto útil foi decisivo para o PS conquistar a maioria absoluta nas eleições legislativas. Mais de 40% dos inquiridos no barómetro da Intercampus indicaram ter votado para impedir um novo Governo socialista dependente dos acordos com a geringonça (Bloco e PCP) e 30,2% fizeram o mesmo para travar um Governo de direita, com o PSD a liderar e eventualmente com acordos parlamentares com o Chega.

O mesmo barómetro divulgado pelo Correio da Manhã (acesso pago) mostra que quase metade dos inquiridos (47,8%) não queria uma maioria do PS, mas o medo da instabilidade e dos extremismos foi, em última instância, decisivo para o voto dos portugueses.

O PS venceu as eleições com 41,50% dos votos, conquistando 119 mandatos na Assembleia da República, que lhe conferem maioria absoluta parlamentar para António Costa formar Governo. O PSD teve 27,83% dos votos e elegeu 73 deputados.

PS obteve 41,5% após apurados os votos dos emigrantes

O PS é o partido mais votado com 41,50% dos votos e 119 mandatos nas eleições de 30 de janeiro, no final do apuramento dos resultados provisórios nas 3.092 freguesias e nos 34 consulados.

De acordo com dados da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral, o PSD é o segundo partido mais votado com 27,83% às 09:23. O resultado definitivo da contagem dos votos nos círculos da emigração pode só ser conhecido na próxima terça-feira, devido a eventuais recursos.

É o seguinte o quadro completo dos resultados:

(Notícia atualizada às 10h11 com resultados dos consulados)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS conquista maioria com medo da geringonça e direita

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião