Rainha Isabel II retoma vida pública apesar das dúvidas sobre estado de saúde

  • Lusa
  • 16 Fevereiro 2022

A rainha Isabel II esteve em dois eventos públicos, numa altura em que se adensam as preocupações sobre o estado de saúde da monarca de 95 anos.

A rainha Isabel II marcou presença esta terça-feira em dois eventos no Castelo de Windsor, após dias de preocupações sobre o seu estado de saúde, devido ao recente encontro com o príncipe Charles, que testou depois positivo para a Covid-19.

A monarca, de 95 anos, manteve uma videoconferência com o embaixador estoniano, Viljar Lubi, e com o embaixador espanhol, José Pascual Marco Martínez, que se apresentaram perante Isabel II, revelou o Palácio de Buckingham.

Charles, herdeiro da coroa britânica, de 73 anos, testou positivo na quinta-feira de manhã, 48 horas depois de ter estado com a sua mãe. O Palácio de Buckingham indicou que a rainha Isabel II não apresentava sintomas, sem esclarecer se esta tinha testado positivo ou negativo.

Na segunda-feira, Camilla, de 74 anos, esposa do príncipe Charles, anunciou que também tinha testado positivo à Covid-19. Camilla e Charles já receberam três doses da vacina contra o coronavírus SARS-CoV-2.

No outono passado, o Palácio de Buckingham foi criticado pela falta de transparência, após apenas ter confirmado que a rainha tinha passado uma noite no hospital, sobre um problema nunca esclarecido, quando a imprensa já tinha noticiado o caso.

Isabel II tem previsto o regresso normal às suas atividades, como uma receção diplomática em Windsor, em 2 de março, uma cerimónia da Commonwealth, em 14 de março, e uma cerimónia em memória do falecido marido, príncipe Filipe, em 29 de março.

A monarca ultrapassou em 6 de fevereiro a marca de 70 anos de reinado, tornando-se na primeira soberana britânica na história a atingir o Jubileu de Platina, uma longevidade sem precedentes.

Numa mensagem divulgada na ocasião, Isabel II reiterou o seu compromisso em servir os britânicos e expressou o seu desejo de que, após a sua norte, a sua nora Camilla seja rainha consorte quando o príncipe a suceder no trono britânico.

A ascensão aconteceu em 1952 devido à morte prematura do pai, Jorge VI, que por sua vez chegou ao trono britânico porque o irmão Eduardo VIII abdicou para se casar com a norte-americana, duas vezes divorciada, Wallis Simpson.

Tal como os Jubileus de Ouro (2002) e de Diamante (2012) da Rainha, a primeira semana de junho foi escolhida para as comemorações, quando as condições meteorológicas são mais favoráveis a eventos ao ar livre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rainha Isabel II retoma vida pública apesar das dúvidas sobre estado de saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião