Lisboa prolonga ganhos. EDP Renováveis e Ibersol sobem quase 3%

A família EDP destaca-se no índice de referência nacional, em altura de apresentação de resultados. Dia é de ganhos ligeiros na Europa.

A bolsa nacional arranca a penúltima sessão da semana em alta, prolongando os ganhos registados na quarta-feira. A praça lisboeta acompanha a tendência das congéneres europeias, que registam subidas ligeiras. Em Lisboa, a Ibersol continua a ganhar terreno, bem como a EDP Renováveis, um dia depois de apresentar resultados.

O PSI-20 sobe 0,47%, para 5.689,32 pontos. Entre as 19 cotadas do índice de referência nacional, a maioria negoceia em terreno positivo, enquanto cinco seguem a desvalorizar no arranque desta sessão.

Nos ganhos, destaque para a EDP Renováveis, que avança 2,96%, para 18,45 euros, no rescaldo da apresentação de resultados na manhã de quarta-feira. O “braço” renovável do grupo EDP lucrou mais 18% em 2021, num total de 655 milhões de euros, mais 99 milhões de euros do que no ano anterior.

Já a casa-mãe EDP sobe 1,92%, para 4,19 euros, no dia em que vai prestar contas, e em que se sabe que a EDP Brasil também viu os lucros em 2021 subirem a dois dígitos.

EDP Renováveis sobe mais de 2% após resultados

Já a Ibersol ganha 2,55%, cotando a 5,64 euros, continuando a escalada que se tem verificado desde que a empresa revelou ter recebido uma proposta pela compra de todos os restaurantes Burger King em Portugal e Espanha.

Em terreno positivo, nota ainda para a Altri, que sobe 1,62%, para 5,95 euros, e para a Corticeira Amorim, que soma 0,79%, para 10,18 euros.

Nas quedas encontra-se a Galp Energia, que recua 0,54%, para os 10,17 euros, numa altura em que os preços do petróleo estão também a cair. O BCP desvaloriza 0,35%, para 0,1975 euros, travando os ganhos em Lisboa.

No resto da Europa, o dia é misto, marcado principalmente por ganhos ligeiros, numa altura em que existe bastante incerteza em torno das tensões entre a Rússia e a Ucrânia. O Stoxx 600 avança 0,1%, o francês CAC-40 sobe 0,5% e o alemão FAX ganha 0,3%. Já o espanhol IBEX-35 perde 0,2% e o britânico FTSE 100 cai 0,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa prolonga ganhos. EDP Renováveis e Ibersol sobem quase 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião