Ibersol recebe proposta de 230 milhões por restaurantes Burger King

Proposta não vinculativa está a ser analisada pela companhia portuguesa que detém mais de 150 restaurantes Burger King em Portugal e Espanha.

A Ibersol recebeu uma proposta da Restaurant Brands Iberia (RBI), masterfranchiser da Burger King em Portugal e Espanha, para a compra de todos os restaurantes da marca de restauração rápida em Portugal e Espanha. A confirmação à CMVM surge depois de notícias na imprensa espanhola darem conta de um potencial negócio, e semanas depois de a Burger King ter rasgado o contrato de expansão da insígnia com a Ibersol. A oferta avalia os restaurantes em 230 milhões de euros.

“A Ibersol confirma que lhe foi dirigida pela Restaurant Brands Iberia uma proposta não vinculativa para a potencial aquisição dos restaurantes da insígnia Burger King da propriedade da Ibersol no território Português e Espanhol. A referida proposta avalia indicativamente os referidos restaurantes com um enterprise value de 230 milhões de euros, numa base cash and debt-free, e encontra-se sujeita a um conjunto de pressupostos e condições, incluindo, entre outros, (i) à realização de um processo de due diligence financeira e legal confirmatória e (ii) à obtenção de autorizações internas e de financiamento externo por parte da entidade proponente”, informa a Ibersol em comunicado.

“Tal proposta não vinculativa está a ser analisada pelo Conselho de Administração da Sociedade, e oportunamente será dado conhecimento ao mercado dos desenvolvimentos subsequentes deste processo”, acrescenta a nota.

A confirmação ao mercado surge depois da imprensa espanhola ter dado conta de que a espanhola RBI — master franchiser de marcas como a Burger King ou a Popeyes para Espanha e Portugal — iria avançar com uma oferta de compra pelos restaurantes da Burger King detidos pela Ibersol. Em causa estarão 157 espaços, dos quais 119 em Portugal e 38 em Espanha.

Fim do acordo de expansão com Burger King

A proposta é conhecida pouco tempo depois de ser público que a Burger King tinha rescindido o acordo de desenvolvimento da marca com a Ibersol, invocando incumprimento na abertura e remodelação de restaurantes, numa decisão que a cotada portuguesa classificou de “injusta e desajustada”.

Na rescisão, a Burger King invocou “o incumprimento da obrigação de proceder à abertura de dois restaurantes e à remodelação de três restaurantes no ano de 2021 (para além dos 12 restaurantes inaugurados e das sete remodelações concretizadas em 2021)”. No ano passado, a Ibersol abriu sete restaurantes da insígnia, elevando para 119 os espaços da cadeia em Portugal, apontando para até 30 de abril a conclusão dos dois restaurantes e a remodelação dos outros três.

No mercado ibérico, a marca Burger King estava a ser desenvolvida tanto pela Ibersol como pela RBI, que já abriu vários espaços em Portugal em regime de franchising e tem um plano de expansão da marca no país.

Detentora de direitos de marcas como Popeye — cadeia para a qual tem um plano de expansão para Portugal, como avançou o ECO –, a RBI fechou o ano passado com 1.092 restaurantes, dos quais 934 em Espanha. A empresa que igualou o ano passado as receitas pré-pandemia, tem como objetivo abrir mais 130 restaurantes ao longo de 2022, com um investimento entre 130 a 150 milhões de euros, noticia o Expánsion (acesso pago). A médio prazo o objetivo é atingir os 1.500 restaurantes no mercado ibérico.

Presente em Portugal, Espanha e Angola, a Ibersol fechou setembro — as contas mais recentes — com um total de 610 restaurantes de marcas como Pizza Hut, Pan’s, KFC ou Ribs, com o Burger King a deter o maior números de espaços.

O volume de negócios ascendeu a 241,7 milhões de euros, mais 27,8 milhões de euros face ao período homólogo de 2020, “decorrente do melhor desempenho em Portugal de 18,5 milhões de euros e de 9,0 milhões em Espanha”, segundo informa o grupo no relatório e contas.

(Última atualização às 12h02)

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