Famílias vão pagar mais 994 milhões de euros pelo crédito à habitação até 2024

  • ECO
  • 18 Fevereiro 2022

Subida das Euribor faz aumentar a prestação média mensal do crédito à habitação. Subida pode atingir 272 euros no final deste ano.

Os juros negativos estão a chegar ao fim, com os mercados a antecipar que as taxas Euribor sejam positivas no final deste ano. Isto faz aumentar a prestação média mensal do crédito à habitação, que pode subir 18 euros até dezembro e 38 euros até final de 2023. Olhando para o agregado, isto representa um agravamento de encargos para as famílias de 993,6 milhões de euros em dois anos, noticia o Expresso (acesso condicionado).

No início desta semana, o valor das taxas era já positivo, nos 0,11%, o que compara com uma média de janeiro de -0,56%. A subida dos juros até ao final do ano poderá, assim, chegar aos 0,67 pontos percentuais. Além disso, os futuros já apontam que a Euribor a três meses vai chegar aos 0,855% no final de 2023, mais 1,415 pontos percentuais relativamente a janeiro.

Estes aumentos impactam as famílias com crédito à habitação, já que cerca de 95% destes contratos são de taxa variável indexada à Euribor, levando assim a uma subida da taxa de juro global do empréstimo. A subida da prestação média mensal poderá ser de 272 euros no final deste ano, segundo as contas do semanário, e de 292 euros no final de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias vão pagar mais 994 milhões de euros pelo crédito à habitação até 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião