Há uma OPA na bolsa de Lisboa com um prémio de 500%

Trustworthy anunciou oferta sobre a Litho Formas, empresa serviços de impressão, pagando 6,13 euros por ação. Oferece um prémio de mais 500% para tentar impedir a venda de imóvel.

A Trustworthy acabou de anunciar que está a preparar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a empresa de serviços de impressão Litho Formas, com uma contrapartida atrativa de 6,13 euros por ação, propondo-se a pagar um prémio de mais de 500% face à atual cotação de 0,92 euros.

Foi já ao final da tarde desta quinta-feira que a Trustworthy avançou com anúncio preliminar de lançamento de uma OPA sobre a Litho Formas. Já detém 10% e quer comprar o restante capital que não detém. A oferta dirige-se a cerca de 450 mil ações que estão na posse dos outros acionistas e pelas quais a Trustworthy oferece uma contrapartida de 6,13 euros por ação, mais 540% do que o preço de mercado. Prevê investir 2,7 milhões nesta operação.

Muito dinheiro? A Trustworthy, com capital de cinco milhões, estabelece duas condições de eficácia da oferta: passar a deter 90% do capital da Litho Formas e conseguir comprar 90% da oferta, e que a sociedade visada não venha a desfazer-se do seu ativo imobiliário. Esta última condição ajudará a explicar a razão pela qual está a oferecer um prémio de 500%. É que a Litho Formas marcou para esta sexta-feira ainda uma assembleia geral com um único ponto em agenda: deliberar sobre a venda do único imóvel da sociedade em São João da Talha. Ou seja, se os acionistas aprovarem a proposta, a OPA e o prémio de 500% caem.

Entre os maiores acionistas da Litho Formas estão Julia Katherina Saafeld (com 29,3%), Gisela Saafeld Bruckert (20,2%) e Fórum Villae (com 11,4%), segundo as últimas contas disponíveis. Mas o site da Litho dá conta de outro facto relevante: que a empresa foi comprada pela empresa Copidata, embora nenhum comunicado tenha sido distribuído no portal da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A transacionar no mercado Euronext Access Lisbon, a Litho Formas é praticamente uma desconhecida da maioria dos investidores. Foi raro o dia em que foram trocadas ações desta cotada nos últimos dez anos e, quando isso aconteceu, apenas umas dezenas de títulos mudaram de mãos. O valor mais elevado que atingiu na última década foi de 1,40 euros, em 2016. Estreou-se na bolsa em 1994.

Esta empresa dedica-se a imprimir documentos empresariais, como brochuras ou catálogos, ou cheques bancários e bilhetes de transporte e de espetáculo. Faturou 245 mil euros, registou lucros de 18 mil euros em 2020, tendo fechado esse ano com capital próprio e passivo de 2,3 milhões, de acordo com as contas enviadas esta quinta-feira de manhã ao mercado.

No anúncio preliminar da OPA, a Trustworthy refere que, se vier a deter 90% dos direitos de voto correspondentes ao capital social até ao apuramento dos resultados da oferta e 90% dos direitos de voto abrangidos pela oferta, irá recorrer ao mecanismo de aquisição potestativa. Por outro lado, se passar a ter 90% ou mais dos direitos de voto, mas não adquirir 90% ou mais dos direitos das ações, irá tirar a Litho Formas da bolsa.

A Trustworthy ressalva ainda que o lançamento da operação se encontra “sujeito à obtenção do registo prévio da oferta junto da CMVM”. Além disso, a OPA tem como pressuposto que não ocorra qualquer “alteração substancial nos mercados financeiros” que não estejam previstos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há uma OPA na bolsa de Lisboa com um prémio de 500%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião