Alemanha gastou 42 mil milhões de euros para proteger empregos devido à Covid

A Alemanha gastou cerca de 42 mil milhões de euros num programa para apoiar os empregos ameaçados pela pandemia de Covid-19, revelou o ministro do Trabalho alemão.

A Alemanha gastou cerca de 42 mil milhões de euros num programa para apoiar os empregos ameaçados pela pandemia de Covid-19, revelou o ministro do Trabalho alemão, em entrevista ao Tagespiegel, citado pela Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês).

Em causa está um programa criado pelo governo alemão que pagou grande parte do salários dos funcionários quando este não podiam fazê-lo devido a questões relacionadas com a pandemia, nomeadamente os confinamentos. “A alternativa – permitir o retorno do desemprego em massa – teria sido muito, muito mais cara para a Alemanha, social e economicamente”, justificou o ministro do Trabalho alemão, Hubertus Heil.

Os cerca de 42 mil milhões de euros gastos pelo governo de Berlim para apoiar o emprego representam apenas uma fasquia das medidas implementadas pelo Executivo para apoiar a economia alemã do impacto causado pela pandemia. A Alemanha também gastou cerca de 78 mil milhões de euros para apoiar as empresas e concedeu 55,2 mil milhões de euros em empréstimos.

Em dezembro de 2021, a taxa de desemprego recuou tanto na Zona Euro como na União Europeia, fixando-se em 7% e 6,4%, respetivamente, segundo os últimos dados do Eurostat. Nesse mês a a taxa de desemprego na Alemanha não viu alterações face ao mês de novembro, tendo-se fixado nos 3,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha gastou 42 mil milhões de euros para proteger empregos devido à Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião