DGS poderá reduzir períodos de isolamento para infetados na próxima fase

Redução do isolamento pode ocorrer numa próxima fase. Ministra da Saúde adianta que nos próximos dias o "conjunto de orientações será público" e deverá ter um "calendário de implementação".

A Direção Geral de Saúde (DGS) estará a ponderar a redução dos períodos de isolamento para as pessoas infetadas com Covid-19, mas as medidas poderão apenas ser aplicadas numa próxima fase. A ministra da Saúde adianta que nos próximos dias o “conjunto de orientações será público” e deverá ter um “calendário de implementação”.

“Esperamos que a DGS esta semana ou no início da próxima faça uma atualização integral das normas de orientação“, avança Marta Temido, em declarações transmitidas pela RTP3. O organismo está a “ultimar a revisão das normas técnicas”, sendo que as orientações poderão ter um “calendário de implementação”.

Isto já que a redução dos períodos de isolamento das pessoas infetadas “poderá ser um dos aspetos”, diz, mas a DGS “preferiria fazer essa redução num momento em que avançássemos para outra fase de combate a pandemia”, admite a ministra, nomeadamente “associar à redução da mortalidade”. Eventualmente, o cenário pode “evoluir para uma fase em que a decisão de isolamento passe pelo médico”.

Marta Temido salienta também que “o momento em que cada uma das medidas são aplicadas pode ser deferido”, nomeadamente esta possível redução dos períodos de isolamento, “diferenciando entre casos sintomáticos e assintomáticos, com uma evolução ao longo da próxima fase de redução da incidência”.

Atualmente, já não há uma determinação para o isolamento dos contactos de risco, após a decisão do Conselho de Ministros neste sentido, mas os casos positivos de Covid-19 continuam a ter de fazer quarentena.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DGS poderá reduzir períodos de isolamento para infetados na próxima fase

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião