BP vai largar posição acionista na petrolífera russa Rosneft

  • Lusa
  • 27 Fevereiro 2022

"O nosso envolvimento na Rosneft, empresa detida pelo Estado russo, simplesmente não poderia continuar", diz a administração da BP. Valor da imparidade pode ser superior a 22 mil milhões de euros

A petrolífera britânica BP anunciou este domingo que vai sair do capital da gigante russa Rosneft, na qual detém uma participação de 19,75%, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Num comunicado, citado pela agência France-Presse, o grupo petrolífero especificou que o diretor administrativo Bernard Looney demitiu-se do conselho de administração da Rosneft, “com efeito imediato”, assim como outro diretor indicado pela BP.

“O ataque da Rússia à Ucrânia é um ato de agressão que tem consequências trágicas em toda a região”, disse o presidente do conselho de administração da BP, Helge Lund.

Segundo o responsável, a “BP opera na Rússia há mais de 30 anos (…), mas esta ação militar representa uma mudança fundamental”, levando “o conselho de administração da BP a concluir, após um processo minucioso, que o nosso envolvimento na Rosneft, uma empresa detida pelo Estado, simplesmente não poderia continuar”.

Assim como a BP, a gigante petrolífera russa Rosneft também está cotada em Londres. A presença da BP entre os seus acionistas, desde 2013, que detinha a segunda maior participação a seguir ao Estado russo, foi regularmente alvo de críticas no Reino Unido.

Na sequência desta retirada, a BP indicou que o grupo faria uma provisão nas suas contas para o primeiro trimestre de 2022, que será publicada em maio. Um porta-voz da petrolífera explicou, entretanto, que o valor da imparidade poderá ascender a 25 mil milhões de dólares (22,2 mil milhões de euros).

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram cerca de 200 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de perto de 370 mil deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BP vai largar posição acionista na petrolífera russa Rosneft

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião