Ageas SA/NV destaca desempenho positivo da subsidiária portuguesa em 2021

  • ECO Seguros
  • 2 Março 2022

Diminuindo lucro anual 12% na Europa Continental, o grupo sediado em Bruxelas salienta crescimento nos negócios Vida (pensões) e Saúde no mercado português.

O grupo Ageas SA/NV registou declínio de 26% no lucro consolidado em 2021, apresentando resultado líquido de 844,8 milhões de euros, com “excelente desempenho” no negócio de Vida, ofuscado por um impacto negativo de 101 milhões de euros pela reavaliação de responsabilidades com um instrumento financeiro (RPN – Relative Performance Note), ainda relativo ao Fortis Bank e pelo qual o grupo segurador ainda recebe (ou paga) juros trimestrais.

Globalmente, o resultado da atividade seguradora cresceu de 960 milhões (em 2020) para 1070 milhões de euros em 2021, com o negócio Vida a gerar 742 milhões (570 milhões em 2020) e a área de não Vida a lucrar 391 milhões (328 milhões um ano antes).

O rácio combinado no setor não Vida, considerando todas as entidades consolidadas, terminou o ano calculado em 95,4%, enquanto o rácio de solvabilidade do grupo foi calculado em 197%, contra 193% um ano antes.

Na Europa Continental, perímetro que abrange operações em Portugal, França e Turquia, a Ageas lucrou 119,2 milhões de euros, menos 12% quando comparado com o ano anterior. O grupo registou “desempenho comercial excelente” na região (excluindo a contribuição da Ageas SA na Turquia, cuja aquisição foi concluída em maio de 2021), destacando crescimento superior a 50% nas entradas (contribuições) no setor de Vida, particularmente nas vendas de produtos unit linked.

O grupo segurador destaca bom comportamento na atividade de subscrição em Portugal, onde o crescimento de planos flexíveis de pensões de reforma (recursos fora de balanço), chegou a 207 milhões de euros. Em não Vida, cresceu 18%, impulsionada por vendas em Acidentes e Saúde, refere a companhia referindo que verificou aumento de custos de sinistralidade Saúde no mercado português.

Subindo a #2 no ranking ECOseguros (produção em Portugal) relativo a 2021, o grupo Ageas expandiu vendas em 42%, fundamentalmente através da Ocidental Vida, reforçando quota de mercado de 15,5% em 2020 para 16,4%, atingindo 2,19 mil milhões de euros de produção.

Informação no site do grupo segurador sustenta que a operação em Portugal é a que tem maior significado na Europa Continental, comparativamente com Turquia e França. Através de subsidiárias do grupo (e joint ventures), a Ageas serve 4,9 milhões de clientes no mercado português, incluindo a rede Médis, marca de referência na prestação de serviços Saúde. Em 2020, a subsidiária portuguesa do grupo Ageas ultrapassou 150 milhões de euros de lucro.

Segundo detalha o comunicado do grupo sediado em Bruxelas (Bélgica), a companhia que serve 39 milhões de clientes no mundo encerrou um ciclo em 2021, cumprindo todos objetivos (financeiros e operacionais) do plano estratégico “Connect 21”. Salvo eventos extremos ou evolução muito desfavorável dos mercados financeiros, a companhia seguradora prevê encerrar 2022 com um resultado líquido de 1000 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ageas SA/NV destaca desempenho positivo da subsidiária portuguesa em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião