Futebol espanhol: LaLiga Impulso junta 350 profissionais de 39 clubes em reunião
O objetivo do encontro é apoiar os clubes de futebol espanhóis nos seus planos de crescimento, após a criação de uma holding para gerir o projeto estratégico da LaLiga Impulso.
Durante dois dias, 350 profissionais, incluindo gestores e equipas de trabalho de 39 clubes da liga de futebol espanhol LaLiga, todos membros da LaLiga Impulso, estão reunidos no Centro de Convenções de Port Aventura, perto de Barcelona, em Espanha, para a primeira grande reunião de trabalho da LaLiga Impulso com os clubes. O objetivo é apoiar estas entidades no desenvolvimento dos seus planos de crescimento.
A reunião representa mais um passo na implementação da LaLiga Impulso após a constituição, a 1 de fevereiro, da holding LaLiga Group International, criada para gerir o projeto estratégico LaLiga Impulso, através do qual o fundo de investimento CVC, com uma participação de 8,2%, já enviou os primeiros 698 milhões de euros deste acordo, representando 35% dos 1.994 milhões de euros previstos.
Para aconselhar os clubes sobre a gestão destes fundos, os responsáveis das diferentes áreas dos clubes reúnem-se com os gestores de projeto designados dentro da LaLiga Impulso (Digital, Comercial, Marketing, Internacional, Marca, Tecnologia, Comunicações e Infraestruturas) a fim de começar a trabalhar em conjunto, a nível operacional, para conceber o roteiro que marcará um crescimento exponencial no futebol espanhol.
Vale a pena destacar a presença nesta reunião de dois dos quatro clubes que votaram contra a Assembleia Extraordinária de Clubes que ratificou o LaLiga Impulso, uma vez que ao F.C Barcelona se juntou o Unión Deportiva Ibiza, deixando de fora apenas o Real Madrid e o Athletic Bilbao. De facto, diferentes representantes de diferentes áreas de F.C. Barcelona estão a participar nas diferentes sessões de trabalho realizadas nestes dias, o que seria a prova de uma possível aproximação do F.C. Barcelona ao projeto promovido por LaLiga após a saída há alguns dias do seu CEO, Ferrán Raventós.
O acordo com a CVC permitirá aos clubes LaLiga levar a cabo os projetos necessários para garantir o seu crescimento global, uma vez que se comprometem a afetar pelo menos 70% dos recursos a investimentos em infraestruturas, desenvolvimento internacional, desenvolvimento de marcas e produtos, recrutamento de talentos, estratégia de comunicação, plano de inovação e tecnologia e plano de desenvolvimento de conteúdos em plataformas digitais e redes sociais.
O SD Eibar e o CD Tenerife, por exemplo, já estão a realizar obras e melhorias nas suas instalações e projetos digitais graças a este acordo entre a LaLiga e a CVC. Outros decidiram atrair um novo perfil de adeptos, como é o caso do Atlético de Madrid, ou expandir a capacidade do estádio, como o Sevilla FC fará no Ramón Sánchez-Pizjuán, enquanto o Valencia CF e o CA Osasuna estão empenhados em melhorar a sua área digital.
Em julho de 2022, terão sido injetados os primeiros mil milhões de euros deste acordo e ao longo de 2023 e 2024 será recebido o restante capital, cujo investimento permitirá a todos os clubes LaLiga anteciparem os seus processos de modernização em 20 anos.
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