Hoje nas notícias: Oligarcas russos, Chega e Guichard

  • ECO
  • 3 Março 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz desconhecer quantas oligarcas russos têm as contas congeladas em Portugal. No plano empresarial, o fundo GFM Rendimento investiu 20 milhões nos antigos estaleiros da Soares da Costa. E já foram criados mais de 5.000 empregos ao abrigo do programa +C03S0 (Mais Coeso). Paulo Guichard perdeu o recurso e está a poucos dias de ir para a cadeia, segundo o CM.

Santos Silva não sabe se há oligarcas russos com contas congeladas em Portugal

A União Europeia (UE) avançou com um conjunto de penalizações à Rússia, que incluem sanções para oligarcas próximos do Presidente Vladimir Putin. Em entrevista ao Público e Renascença, o ministro dos Negócios Estrangeiros diz não ter O “report” sobre oligarcas russos com contas congeladas em Portugal, referindo que “essa é uma atribuição não do Governo, mas do Banco de Portugal”. “Não sei dizer, porque como isso não é matéria de política externa, não quero atrever-me a dar por garantido uma coisa que tenha acontecido noutro departamento”, justificou Augusto Santos Silva.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado) e Rádio Renascença (ligação indisponível).

Vaga de saídas do Chega é sinal de “falta de maturidade política”

Nos últimos meses, desvincularam-se do Chega três autarcas, um secretário-geral e a vice-presidente da distrital de Braga. Mas estes afastamentos não são recentes nem isolados. António Costa Pinto assinala que estas saídas são “muito comuns na primeira fase de consolidação do aparelho partidário”, mas o investigador do Instituto de Ciências Sociais acrescenta que a retirada de confiança política aos autarcas de Sesimbra e do Seixal demonstra alguma “falta de maturidade política” por parte do partido liderado por André Ventura.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Fundo investe 20 milhões em ex-estaleiros da Soares da Costa

Os antigos estaleiros da Soares da Costa na Rechousa, em Vila Nova de Gaia, foram comprados pelo fundo GFM Rendimento para serem transformados num parque empresarial e comercial. Era nestes estaleiros históricos que funcionavam alguns dos serviços centrais daquela que chegou a ser a maior construtora portuguesa. O investimento total previsto ascende aos 20 milhões de euros e o novo parque empresarial deverá entrar em funcionamento em 2023. Os edifícios e o terreno na Rechousa foram comprados por cerca de seis milhões de euros ao Santander.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

 

Governo gasta 273 milhões a criar 5.036 empregos privados

O programa +C03S0 (Mais Coeso) já criou 5.036 empregos privados, totalizando um investimento na ordem dos de 273,5 milhões de euros pagos pelo Governo através do Fundo Social Europeu, revelou fonte oficial do Ministério da Coesão Territorial ao JN. Destes, mais de metade (55%) são no Interior.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Antigo braço-direito de Rendeiro perde recurso e deve ir para a cadeia

Paulo Guichard, antigo braço-direito de João Rendeiro no BPP, estará a poucos dias de entrar na cadeia para cumprir uma pena de quatro anos e oitos meses de prisão, assegura o CM. O Tribunal Constitucional, última instância de recurso, rejeitou a reclamação do ex-administrador do banco, num acórdão que teve três votos a favor e dois contra. Depois da decisão transitar em julgado, no prazo de dez dias, o processo desce à primeira instância para que sejam emitidos mandados para conduzir Guichard à prisão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Oligarcas russos, Chega e Guichard

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião