Chelsea Clinton compra 10% da insurtech Clover Health

  • ECO Seguros
  • 6 Março 2022

Fornecedora de planos saúde Medicare Advantage, seguros financiados pelo governo dos EUA e distribuídos por entidades convencionadas, a Clover Health teve prejuízo operacional de 79 milhões em 2021.

Chelsea Clinton é membro da administração da Clover Health desde 2017.

Chelsea Clinton adquiriu 100 mil ações da empresa Cover Health, dona de uma seguradora homónima que opera no programa público norte-americano de seguros e planos de saúde Medicare. Através da transação, a filha do antigo Presidente e da antiga Secretária de Estado dos EUA tornou-se acionista da Clover Health Investments Corp., sociedade fundada em 2014, cotada na bolsa Nasdaq e detentora integral da Clover Insurance Company.

Ao preço indicado na notificação dirigida ao regulador dos mercados financeiros (SEC), o pacote de ações mudou de mãos por 252,5 mil dólares.

A Clover Health fornece planos de saúde Medicare Advantage, programa financiado pelo governo dos EUA através de planos comercializados por entidades convencionadas, em geral seguradoras do ramo. Sendo “advantage“, acrescenta coberturas ou benefícios além da modalidade básica. A empresa distingue-se pela Clover Assistant, plataforma tecnológica de nova geração (baseada em dados) que, explica a companhia, otimiza acesso ao histórico clínico dos segurados em tempo real. A plataforma digital reúne informação detalhada dos clientes recolhida a partir do ecossistema de saúde, disponibilizando-a aos médicos no momento das consultas. O software da Clover permite abordagem preventiva e mais informada sobre o perfil dos doentes, ao mesmo tempo que torna as decisões clínicas mais fiáveis e com melhores resultados, sustenta a insurtech.

Números recentes desta InsureHealthTech liderada por Vivek Garipalli (cofundador e CEO) indicam prejuízo operacional (bruto) de 79 milhões de dólares no final do exercício 2021. Este resultado é explicado por despesas de sinistralidade superiores aos prémios líquidos nos dois principais segmentos de negócio (Medicare Advantage, focado na população sénior, e a área Direct Contracting, que distribui a infraestrutura tecnológica diretamente às redes de médicos interessados). Ao insuficiente desempenho operacional somou ainda amortizações e outras despesas. Tendo como subsidiária operacional a Clover Insurance Company, o balanço consolidado da holding é negativo pelo menos desde 2019, acumulando défice de 594 milhões de dólares no final de 2021.

Conhecida também enquanto escritora (de livros infantis), embora primeiro por ser filha do casal de antigos governantes (secretária de Estado e antigo Presidente dos EUA), Chelsea Clinton está na administração da Clover Health desde 2017, mas tem ligação anterior à área de Saúde e outras causas sociais. Ativa através da Clinton Foundation, de que é vice-presidente e ao serviço da qual desenvolveu competências executivas no âmbito da Clinton Health Access Initiative, é habituée em palestras e conferências associados aos programas da Fundação, colaborando também com outras instituições norte-americanas.

Enquanto administradora da Clover Health, Chelsea Clinton participa em dois órgãos da administração, participando no comité de Nomeações e Governança e no comité de Remunerações e Talento. Além de ter passado por empresas como McKinsey, Expedia e NBC, e de manter ligações com diversas instituições académicas e de Saúde, apresenta currículo académico (doutoramento em Relações Internacionais em Oxford) e concluiu um MPH (mestrado em Saúde Pública) na Universidade de Columbia, onde também exerceu docência, como professora assistente, indica a referência biográfica no documento da Clover.

Com a compra do pacote de ações da Clover, passa a deter 10% do capital da seguradora que é também healthtech. A nova acionista não é administradora contratada pela companhia, mas recebe compensação pelas funções que exerce. De acordo com o relatório financeiro da Clover, recebeu, pelo menos, 12 500 dólares pelas presenças trimestrais nos comités de administração em que terá participado no ano reportado.

Considerando este nicho de InsurTech-healthTechs, a Clover tem entre outras, a Oscar como uma das concorrentes no mercado norte-americano. Um ranking divulgado em outubro de 2021, num artigo da Insurance Business Magazine, colocou a Clover Health – com financiamento acumulado de 1,6 mil milhões de dólares – como a 3ª maior em recursos angariados nos EUA nesta família de insurtechs.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chelsea Clinton compra 10% da insurtech Clover Health

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião