Sanções: Maiores seguradoras estatais da China avaliam exposição à Rússia

  • ECO Seguros
  • 6 Março 2022

Impacto das sanções internacionais aplicadas a Moscovo parece preocupar as autoridades de Beijing. Duas das maiores seguradoras estatais receberam ordem para medir risco dos seus negócios na Rússia.

Depois de se opor ao estabelecimento de sanções internacionais contra a Rússia, no quadro da atual agressão militar à Ucrânia, afirmando tratar-se de medidas ineficazes, assumindo também que as relações económicas e comerciais com o agressor internacional são para manter, as autoridades chinesas deram instruções a, pelo menos, duas grandes seguradoras estatais para reverem os respetivos níveis de exposição (de negócios e carteiras de investimento) relativamente à Rússia, Ucrânia e, num dos casos, também à Bielorrússia, noticiou a agência Reuters.

A iniciativa dos reguladores financeiros chineses mostra como a segunda maior economia mundial procura, “atrás das cortinas”, minimizar os riscos a que as próprias instituições ficaram sujeitas, mesmo contrariando o esforço ocidental para travar a guerra contra a Ucrânia e isolar a Rússia do resto do mundo.

A CBIRC – China Banking and Insurance Regulatory Commission é o organismo de supervisão e é diretamente tutelado pelo banco central da República Popular. As instruções dirigidas às supervisionadas têm como objetivo avaliar o impacto das sanções sobre os negócios das seguradoras estatais e conhecer também os planos de contingência que estas companhias definiram para lidar com as consequências dos acontecimentos.

As seguradoras China Life, China Pacific e a People’s Insurance Company Group of China estão entre as maiores do país e gerem ativos de milhares de milhões de dólares. Informação oficial da representação chinesa na Rússia indica a PICC P&C, também estatal, como uma de oito instituições financeiras a operar na federação russa, mas a empresa disse que tem uma exposição pequena.

Outra fonte da agência de notícias internacional referiu que a parcela de investimentos das seguradoras em países estrangeiros é relativamente pequena. Mas, dados de inquérito referente a junho de 2020 indicavam um incremento anual de 38%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sanções: Maiores seguradoras estatais da China avaliam exposição à Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião