Nas notícias lá fora: Microsoft, Putin e rendas em Espanha

  • ECO
  • 17 Março 2022

A Microsoft foi alvo de uma queixa na União Europeia sobre a concorrência nos serviços de cloud. A Alemanha e a Noruega estão a ponderar construir um gasoduto para hidrogénio verde.

Os jornais internacionais dão destaque à intenção da Airbus de comprar a Atos, à proposta do Juntas Podemos em Espanha para congelar a atualização das rendas e a promessa de Vladimir Putin de aumentar os salários e pensões dos russos para compensar o impacto das sanções internacionais implementadas desde que começou a invasão russa na Ucrânia.

Financial Times

Putin promete suspender salários e pensões para amortecer sanções

O Presidente da Rússia prometeu aumentar o salário mínimo no país, bem como os salários de todos os funcionários do setor público, naquele que representa um esforço para amortecer as sanções económicas impostas pelo Ocidente. O anúncio foi feito esta quarta-feira, no qual Vladimir Putin afirmou que poderá ainda aumentar as pensões e os pagamentos estatais aos mais desfavorecidos, à medida que o preço dos bens está a subir. “Entendo que o aumento dos preços está a afetar seriamente os rendimentos das pessoas”, disse Putin. “Portanto, num futuro próximo, decidiremos aumentar todos os benefícios sociais.”

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

Microsoft alvo de queixa na UE sobre serviços de cloud

A gigante tecnológica norte-americana foi alvo de uma queixa relacionada com as regras da concorrência na União Europeia, especificamente sobre os serviços de cloud. Em causa está um processo desencadeado pelos franceses da OVHcloud na Comissão Europeia, que acusam a Microsoft de abuso de posição dominante. A empresa, que opera no mesmo mercado, considera que a Microsoft licencia os seus produtos, como o Office, de forma a tornar mais caro o uso de outros serviços de cloud em comparação com o Azure, o serviço da Microsoft. A tecnológica é assim arrastada para os casos de concorrência que incidem sobre as suas congéneres norte-americanas, depois de ter ficado maioritariamente à margem desses casos nos últimos anos, depois do processo histórico que o antigo fundador, Bill Gates, enfrentou nos anos 90.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

Bloomberg

Alemanha pondera ligação energética à Noruega para afastar-se da Rússia

A Alemanha e a Noruega estão a considerar a construção de um gasoduto de hidrogénio que ligue os dois países para reduzir a dependência europeia do fornecimento de energia pela Rússia. Após um encontro entre o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, e o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, os dois países anunciaram que planeiam fazer um estudo sobre a viabilidade do projeto que, a concretizar-se, irá transportar hidrogénio verde da Noruega para a Alemanha. Neste momento, a Alemanha recebe da Rússia mais de metade do seu gás natural, metade do carvão e cerca de um terço do petróleo que consome num ano.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês).

Cinco Días

Espanha estuda suspender atualização das rendas face à inflação

O Governo espanhol, sob proposta do Juntas Podemos, está a estudar o congelamento temporário da atualização das rendas de acordo com a inflação. Esta é uma das medidas que está em cima da mesa para lidar com o aumento generalizado de preços, com o índice de preços no consumidor no mês de fevereiro a registar uma subida anual de 7,6%. Tudo indica que continue a bater recordes pelo menos durante março. Segundo as previsões de vários analistas, este indicador deverá ficar em 8,6% este mês.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

BFM Business

Airbus quer comprar empresa de cibersegurança Atos

Depois da tentativa falhada da Thales, é a vez da Airbus. A fabricante de aeronaves está interessada no grupo de cibersegurança. Este já “estudou o dossiê” nas últimas semanas, uma vez que a sua gestão tem “ambições digitais”, revela uma fonte. A Airbus está de olho no segmento de segurança cibernética da Atos. Em 2015, as duas empresas assinaram uma parceria estratégica para desenvolver soluções de cibersegurança. Três anos depois, venceram um concurso da União Europeia para proteger os serviços de tecnologias de informação das 17 instituições, serviços e agências europeias.

Leia a notícia completa na BFM Business (acesso livre/conteúdo em francês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Microsoft, Putin e rendas em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião