Trinta estudantes portugueses vão ser astronautas por um dia

A Agência Espacial Portuguesa lançou um concurso para que os jovens possam sentir o que é ser astronauta e voar em gravidade zero. Voo que simula ausência de gravidade do espaço acontece em setembro.

A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space acaba de lançar o concurso “Zero-G – Portugal – Astronauta por um Dia”. A competição nacional vai selecionar 30 estudantes, dos 14 aos 18 anos, dos ensinos básico e secundário portugueses, para voarem e experienciarem condições de microgravidade, simulando a sensação que os astronautas vivenciam quando estão no espaço. As inscrições, que abriram esta sexta-feira, encerram a 17 de abril.

“O concurso ‘Zero-G – Portugal – Astronauta por um Dia’ é uma das várias iniciativas da Agência Espacial Portuguesa para aproximar os mais jovens do espaço, abrindo caminho para uma formação e carreira não só no espaço, mas em todas as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) adjacentes ao setor espacial. Queremos contribuir para a sua decisão sobre o futuro, por exemplo, seguindo um percurso nestas áreas de estudo e, quem sabe, despertar a vocação de futuros astronautas”, esclarece Hugo Costa, diretor da Portugal Space, citado em comunicado.

A campanha de voos parabólicos, a bordo do Airbus A310 da francesa Novespace, tem partida marcada para setembro, de um aeroporto nacional, e pretende chegar a todos os alunos portugueses. Podem concorrer os estudantes que, tendo entre 14 e 18 anos, estejam a frequentar o ensino básico e secundário (do 9.º ao 11.º ano), regular ou profissional, num estabelecimento de ensino público ou privado, ou que frequentem o regime de home schooling durante o ano letivo de 2022/2023.

“Os voos parabólicos foram criados para perceber se, e como, o corpo humano se podia adaptar a condições de gravidade zero, mas são hoje um meio fundamental para fazer investigação em microgravidade e testar algumas experiências antes de as enviar para a Estação Espacial Internacional. São também uma das formas usadas para treinar os futuros astronautas, e é essa experiência que queremos dar aos alunos portugueses”, explica Hugo Costa.

Os estudantes que se inscreverem, através do site criado para o efeito, terão que ultrapassar um processo de seleção composto por quatro fases. Depois da inscrição, que pode ser feita até 17 de abril, seguem-se testes de perceção e interpretação do espaço. Os estudantes que passarem à terceira fase serão sujeitos a testes físicos e, por fim, a uma entrevista.

“Desenhamos um processo de seleção procurando refletir, em parte, a seleção de astronautas, tendo em atenção várias componentes, e com a intenção de chegar a todos os estudantes do país”, conta a responsável pelos projetos educativos da Agência Espacial Portuguesa, Marta Gonçalves. “Essa é uma componente muito importante desta iniciativa: queremos que todos os estudantes elegíveis de todos os distritos portugueses se possam candidatar ao Astronauta por um Dia. Temos o objetivo de promover a igualdade de acesso a esta oportunidade”, acrescenta.

Os 30 finalistas do concurso serão embaixadores desta iniciativa junto da sua comunidade escolar durante o ano letivo de 2022/2023. Ficarão responsáveis por relatar e divulgar a sua experiência junto dos colegas e professores, contribuindo para cultivar e estimular o interesse pelo espaço.

“A Ciência Viva colabora com a Agência Espacial Portuguesa neste desafio que será uma experiência única para todos os jovens participantes. E esta experiência não dura só um dia: serão momentos de que se irão lembrar pela vida fora e de que darão testemunho junto dos colegas e das famílias. É mais uma iniciativa em que a Ciência Viva se envolve para promover a escolha de carreiras nas áreas da ciência e da tecnologia pelos jovens”, afirma Ana Noronha, diretora executiva da Ciência Viva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trinta estudantes portugueses vão ser astronautas por um dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião