Exportações ajudam Vista Alegre a voltar aos lucros

O grupo de cerâmica, cristal e vidro registou um lucro de 1,6 milhões de euros em 2021. Produtos de marca e vendas para Espanha, EUA e Brasil reforçaram vendas.

O grupo Vista Alegre voltou em 2021 aos resultados anuais positivos, conseguindo um lucro de 1,6 milhões de euros, depois das perdas de 2,5 milhões registadas no primeiro ano da pandemia. Um desempenho conseguido graças à melhoria do volume de negócios e das margens de rentabilidade.

A empresa de cerâmica, cristal e vidro detida em 85,6% pela Visabeira registou um aumento de 6% nas receitas para os 117 milhões de euros. O mercado externo representou 75,1% do volume de negócios, com destaque para o crescimento de 69% nas vendas para Espanha, EUA e Brasil, informou o grupo em comunicado.

O bom desempenho dos produtos das marcas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre nos segmentos de faiança (+53% para 12,4 milhões) e porcelana (+43% para 42,5 milhões), mais do que compensou a quebra de 17% no grés (para 50,4 milhões) e a variação nula no cristal e vidro (11,7 milhões). Excluindo a hotelaria, o volume de negócios gerado pela venda dos seus produtos de marca cresceu 36%, ficando 11% acima de 2019.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 41,7% face ao ano anterior, para os 22,7 milhões de euros. A margem EBITDA melhorou de 14,5% para 19,4% e a operacional de 2,2% para 8%.

O resultado líquido de 1,6 milhões de euros significa o regresso aos lucros, depois do prejuízo de 2,5 milhões em 2020. O número continua, ainda assim, distante dos lucros de 7,45 milhões de euros registados em 2019.

A dívida líquida consolidada da Vista Alegre baixou 7,3 milhões de euros, somando agora 81 milhões de euros ou 3,32 vezes o EBITDA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações ajudam Vista Alegre a voltar aos lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião