Inflação na Alemanha sobe para 7,3% em março, um máximo em 40 anos

  • Lusa
  • 30 Março 2022

A inflação homóloga na Alemanha subiu para 7,3% em março, o nível mais alto em mais de quarenta anos, devido à guerra na Ucrânia, segundo dados provisórios publicados pelo Destatis.

A inflação homóloga na Alemanha subiu para 7,3% em março, o nível mais alto em mais de quarenta anos, devido à guerra na Ucrânia, de acordo com dados provisórios publicados esta quarta-feira pelo instituto federal de estatística alemão (Destatis). Face a fevereiro, a taxa de inflação subiu 2,5%.

Em fevereiro, o índice de preços no consumidor (IPC) já tinha aumentado 5,1%, depois de 4,9% em janeiro e 5,3% em dezembro.

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, os preços do gás natural e dos produtos petrolíferos voltaram a subir acentuadamente e estão a ter impacto na elevada taxa de inflação, de acordo com o comunicado do Destatis.

Os preços da energia aumentaram 39,5% em março, depois de aumentos em fevereiro, janeiro e dezembro de 22,5%, 20,5% e 18,3% respetivamente.

Para encontrar uma taxa de inflação tão elevada é necessário recuar até ao outono de 1981, quando os preços do petróleo subiram acentuadamente devido aos efeitos da primeira Guerra do Golfo.

Isto é atualmente agravado por problemas de abastecimento devido à rutura das cadeias de abastecimento em resultado da pandemia e ao forte aumento dos preços da energia no período que antecedeu a mesma.

Entretanto, os preços dos alimentos aumentaram 6,2% em março e os bens em geral subiram 12,3%.

O IPC harmonizado para a Alemanha, que é calculado de acordo com os critérios da UE, aumentou 7,6% em março em termos homólogos e 2,5% em comparação com o mês anterior.

Os dados definitivos para março serão divulgados em 12 de abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Alemanha sobe para 7,3% em março, um máximo em 40 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião