Sonae MC alvo de ataque informático. Site do Continente está “em manutenção”

  • Joana Abrantes Gomes
  • 30 Março 2022

Sonae confirma ataque informático e está a averiguar a perturbação. Site do grupo liderado por Cláudia Azevedo dá erro, enquanto plataforma online dos supermercados Continente surge "em manutenção".

A Sonae MC foi alvo de um ciberataque esta quarta-feira, confirmou a empresa. Enquanto os serviços online da marca Continente aparecem “em manutenção”, a app do cartão Continente está indisponível, tal como o site da Sonae. Apesar de as lojas continuarem abertas, há serviços físicos que também estão a ser afetados.

“A MC confirma que se verificou um ataque informático nos sistemas que está a afetar algumas comunicações nos sites comerciais e alguns serviços em loja“, avançou a empresa em comunicado. Por agora, a Sonae garante estar “a trabalhar no sentido de averiguar a perturbação” e “repor, com a máxima brevidade, o normal funcionamento da atividade”.

Nos supermercados e hipermercados do Continente continua a ser possível efetuar pagamentos em dinheiro e cartão bancário, mas, segundo avança a SIC Notícias, não conseguem passar faturas, além de que a aplicação do cartão Continente está indisponível. “Pedimos desculpa, mas a aplicação encontra-se temporariamente indisponível. Esperamos ser breves”, lê-se ao abrir a app.

O ciberataque foi noticiado, inicialmente, pela SIC Notícias. Por enquanto, é impossível perceber se os dados dos clientes foram comprometidos.

Em 17 de março, dia em que a Sonae apresentou os resultados financeiros de 2021, o administrador João Günther Amaral assegurou, sobre a temática da cibersegurança, que a empresa “faz tudo e mais alguma coisa para [se] proteger”, ressalvando, contudo, que “ninguém pode afirmar que está protegido contra todos os ataques”.

“Todas as empresas com algum destaque são atacadas diariamente e estão diariamente a defender-se. É o nosso caso. E, até à data, temos feito isso tudo com sucesso”, dissera, na altura.

O tema da cibersegurança tem estado em foco nos últimos meses, sobretudo depois dos ataques informáticos que atingiram o grupo Impresa e a Vodafone Portugal.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h46)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae MC alvo de ataque informático. Site do Continente está “em manutenção”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião