Uber investigada por avaliação de passageiros

  • ECO
  • 4 Abril 2022

A Uber está a ser investigada pelas autoridades por suspeitas de os seus utilizadores continuarem a ter no seu registo pessoal uma avaliação feita pelos motoristas. Prática foi proibida em 2018.

A Uber está a ser investigada pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e pelo Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) por suspeitas de os seus utilizadores continuarem a ter no seu registo pessoal uma avaliação feita pelos motoristas, noticia o Público (acesso condicionado).

Esta prática, que vai de 1 a 5, arrancou em julho de 2014, mas foi bloqueada em Portugal a partir de outubro de 2018, depois de uma lei ter proibido “a criação e a utilização de mecanismos de avaliação de utilizadores por parte dos motoristas de TVDE ou dos operadores de plataformas eletrónicas”.

Ao Público, a entidade liderada por Ana Paula Vitorino diz ter “conhecimento, através de reclamação de um utilizador, da existência desse mecanismo de avaliação”, acrescentando que está a investigar a situação e que “a confirmar-se viola a legislação em vigor”. Já o IMT diz que ainda não recebeu qualquer reclamação, mas que está analisar a situação “por forma a obter eventual prova”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber investigada por avaliação de passageiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião