LaLiga é competição que gera maior receita por habitante. 107 euros
Segundo a Forbes, analisando as competições e comparando-os com a população de cada país, a liga espanhola surge como a mais rentável, gerando 107 euros por habitante.
Um estudo recente da revista Forbes identificou a LaLiga como a competição desportiva com maior potencial de revalorização. Entre os critérios analisados para classificar a competição da liga espanhola como o valor mais elevado no desporto mundial, a publicação destaca a maturidade do futebol como desporto nos mercados domésticos, com particular relevância no caso da Espanha, noticia a Servimedia.
Ao analisar os rendimentos gerados pelos concursos e comparando-os com a população de cada país, a liga espanhola surge como a mais rentável, gerando 107 euros por habitante. Este rendimento é muito mais elevado do que o gerado por outras ligas europeias.
A Premier League no Reino Unido gera 86 euros por cidadão britânico; em Itália, a Série A e a Série B geram 52 euros; a Bundesliga gera 46 euros por cidadão alemão e, na base, as competições francesas Ligue 1 e Ligue 2 geram 34 euros por cidadão francês.
Esta rentabilidade da LaLiga deve-se ao aumento das receitas dos direitos audiovisuais, que aumentaram 21% desde que a comercialização conjunta começou em 2015. No último “concurso” o futebol profissional espanhol e a sua gestora, presidida por Javier Tebas, conseguiram aumentar o valor dos direitos audiovisuais para o período 2022-2025 em mais 1%, apesar do impacto da pandemia também neste setor.
Este último leilão, que viu a entrada do operador Dazn, que comprou cinco jogos por jornada, também reduziu as barreiras de acesso à transmissão dos jogos sem baixar o preço dos direitos.
A entrada da plataforma líder mundial de streaming na difusão do futebol profissional espanhol é também uma oportunidade para alcançar uma audiência mais jovem, o que, juntamente com a luta contra a pirataria, acrescenta uma base potencial de dois milhões de novos clientes à competição do campeonato.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
LaLiga é competição que gera maior receita por habitante. 107 euros
{{ noCommentsLabel }}