Subida das yields penaliza índices em Wall Street. Nasdaq cai mais de 1%

As cotadas de crescimento são as mais penalizadas no arranque da sessão em Wall Street. Índice tecnológico Nasdaq regista maior queda.

Os principais índices norte-americanos arrancam a primeira sessão da semana em queda, com as taxas de juros a subir devido às preocupações com a política monetária da Reserva Federal dos EUA. Estes receios prejudicam principalmente as chamadas cotadas de crescimento, onde se destacam as tecnológicas.

O índice de referência mundial S&P 500 cai 0,57% para 4.462,64 pontos ​e o industrial Dow Jones cede 0,26% para 34.630,27 pontos no arranque da sessão. Já o índice tecnológico Nasdaq tem uma queda mais expressiva, perdendo 1,19% para 13.547,29 pontos.

Este desempenho ocorre uma altura em que as yields das “treasuries” dos EUA atingiram um novo máximo de três anos, segundo a CNBC, chegando a 2,76% nesta segunda-feira de manhã.

Com estes movimentos sofrem as cotadas que são caracterizadas por terem taxas de crescimento elevadas, muitas das quais no setor da tecnologia. A Apple perde 1,40% para os 167,71 dólares, a Amazon recua 0,58% para os 3.071,26 dólares e a Microsoft cai 2,47% para os 289,64 dólares.

Nos ganhos, destaca-se por outro lado o Twitter, que sobe 2,16% para os 47,21 dólares, depois do anúncio de que afinal o presidente executivo da Tesla, Elon Musk, não vai juntar-se ao Conselho de Administração do Twitter, depois de ter adquirido 9,2% da rede social, e, com isso, tornar-se o maior acionista da empresa.

Nota também para os preços do petróleo, que estão a recuar no início desta semana. Tanto o Brent (referência europeia) como o WTI estão a recuar mais de 4%, sendo que os analistas da Xtb apontam a situação pandémica na China como a razão mais provável para esta queda. As restrições impostas na China “afetam a atividade económica no país e têm um impacto negativo na procura de petróleo”, explicam.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subida das yields penaliza índices em Wall Street. Nasdaq cai mais de 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião