Foram participados 170 mil acidentes de trabalho em 2021. Quem são os sinistrados?

  • ECO Seguros
  • 12 Abril 2022

O sinistrado mais comum é homem trabalhador qualificado, tem entre 45 e 54 anos. O acidente aconteceu no local de trabalho que é uma fábrica, no norte do país, numa 2ªfeira de julho.

Em 2021 foram registadas 169.988 participações de sinistros de acidentes de trabalho a todas as seguradoras presentes no mercado nacional, revela o relatório Análise das Participações de Acidentes de Trabalho, agora publicado pela APS – Associação Portuguesa de Seguradores e relativo ao ano de 2021.

A 2ª feira é o dia da semana, e julho o mês, em que os acidentes de trabalho aconteceram com maior frequência. Ainda seguindo os indicadores mais frequentes o sinistrado mais comum é homem trabalhador qualificado que tem entre 45 e 54 anos e o acidente aconteceu no local de trabalho que é uma fábrica no norte do país.

O relatório analisa as participações realizadas a todas as companhias sob diversas abordagens. Por dia da semana os 170 mil acidentes distribuíram-se desigualmente ao longo dos dias da semana, não respeitando a média de 24.284. As participações indicaram que 34.440 foram acidentes ocorridos numa 2ª feira, um valor 42% acima de média, seguida da 4ª feira e 6ª feira (ambas 25% acima da média), 3ª feira (24%) e e 5ª feira (20%). Ao fim de semana a sinistralidade baixa, os acidentes foram 59% e 77% abaixo da média no sábado e domingo, respetivamente.

Seguindo a mesma abordagem o pior mês quanto a sinistros foi julho e uma maneira geral os meses de março a setembro com valores entre 6% e 22% acima da média sendo os meses de outubro a fevereiro os menos atreitos a acidentes, com dezembro em destaque a registar um número de sinistros 39% abaixo da média.

Por região o norte do país registou 36% das participações, seguido pela região centro (28%) e pela área metropolitana de Lisboa (26%). Alentejo, Algarve e regiões autónomas registaram 9% no total.

Apenas 6% dos acidentes aconteceram no trajeto habitual de e para o local de trabalho e 26% sucederam em serviço no exterior do estabelecimento durante o tem por de trabalho, mas a maioria dos acidentes 68% ocorreu mesmo no estabelecimento laboral.

A média da idade dos sinistrados foi de 42 anos, mas o grupo mais numeroso deu-se no grupo etário entre os 45 e os 54 anos, seguido dos grupos 35-44 anos e 25-34 anos. Os maiores de 55 anos contaram para 19% dos acidentes.

Nas indústrias transformadoras registaram-se 25% dos acidentes, depois foi na construção (16%), e o comércio por grosso com 14%. Quanto ao perfil profissional, os Trabalhadores qualificados da indústria, construção e artificies foram as pessoas seguras mais acidentadas (28% dos casos), com o pessoal administrativo apenas com 7% das ocorrências.

O seguro de acidentes de trabalho é obrigatório e o conjunto das seguradoras emitiu prémios no valor de cerca de 965 milhões em 2021. No mesmo período, além de todas as despesas inerentes ao funcionamento das companhias, os custos com sinistros atingiram 642 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Foram participados 170 mil acidentes de trabalho em 2021. Quem são os sinistrados?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião