Português liderava plataforma de hackers desmantelada pela Europol

  • ECO
  • 12 Abril 2022

A PJ confirmou esta terça-feira que Diogo Santos Coelho liderava uma das maiores plataformas de hackers do mundo, que vendia acesso a banco de dados de várias empresas norte-americanas.

A Polícia Judiciária (PJ) confirmou esta quarta-feira que Diogo Santos Coelho, de 21 anos, foi detido numa operação liderada pela Europol em Londres. Operação culminou no encerramento de uma das maiores plataformas de hackers do mundo, liderada por este cidadão português, que vendia acesso a banco de dados de várias empresas norte-americanas que tinham sido alvo de ciberataques.

Em causa está o RaidForums, uma plataforma lançada em 2015, com mais de meio milhão de de utilizadores, sendo considerada como um dos maiores fóruns de hackers do mundo. Este era um “fórum de troca de troca de informação de origem criminosa”, que utilizava “ferramentas de hacking, base de dados”, bem como “informações sobre dados filtrados em ataques informáticos” que serviam de base para fazer outros ataques, segundo explicou o coordenador da PJ.

Os bancos de dados tinham acesso a “passwords, users names associados, informação sobre cartões de crédito, números de contas bancárias”, bem como outros dados que uma vez interligados permitam efetuar outros crimes, segundo o responsável.

A operação batizada de “Torniquete” foi coordenada pela Europol — que apoiou investigações nos Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Portugal e Roménia — e culminou com a detenção de três pessoas, uma das quais o português Diogo Santos Coelho, que foi detido em Londres, confirmou a PJ. Quanto à identidade dos outros dois detidos, a polícia portuguesa diz não ter “dados concretos” sobre a sua identificação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Português liderava plataforma de hackers desmantelada pela Europol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião