Consórcio da Galp e Northvolt escolhe Setúbal para instalar nova refinaria de lítio

A Galp e a Northvolt anunciaram ter escolhido Setúbal para instalar a refinaria de lítio. Investimento ronda 700 milhões de euros.

A Galp e os suecos da Northvolt anunciaram esta quarta-feira ter escolhido Setúbal como a cidade onde vai ser instalada a nova refinaria de lítio. O investimento ronda os 700 milhões de euros e vai criar, aproximadamente, 200 postos de trabalho diretos e 3.000 indiretos.

Num comunicado conjunto, as empresas, que formam a joint venture Aurora, sinalizam que o local escolhido foi o Parque Industrial Sapec Bay, destacando que este “tem acesso a infraestruturas, caminhos-de-ferro, instalações portuárias e a localização ideal para obter reagentes e reutilizar subprodutos”.

Esta fábrica deverá ter uma capacidade para produzir “entre 28.000 e 35.000 toneladas de hidróxido de lítio” por ano, material utilizado no fabrico de baterias de ião-lítio, sendo que, para esse efeito, a unidade industrial vai utilizar “um processo de conversão comprovado, aproveitando os recentes avanços e tecnologias de processamento para aumentar a sustentabilidade e eficiência da operação”, explica ainda a Galp Energia, na nota de imprensa. Ou seja, o suficiente para a produção de 50 GW de baterias elétricas por ano (o suficiente para 700.000 veículos elétricos).

O consórcio Aurora tinha sido apresentado em dezembro do ano passado e resulta de uma parceira entre a Galp Energia e a sueca Northvolt, sendo detido em partes iguais. Este projeto “fará uso de energia verde para alimentar o processo de conversão, minimizando assim a dependência do gás natural” e é considerado um dos maiores investimentos previstos para o país nos próximos tempos.

A petrolífera portuguesa estima que neste projeto sejam investidos “cerca de 700 milhões de euros” e que sejam criados “mais de 200 empregos diretos qualificados e mais de 3.000 empregos indiretos na região“.

Face a este anúncio, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal saúda a decisão, referindo que “Setúbal merece este investimento” e que a escolha revela como o município ” é reconhecido” pelas suas “áreas industriais qualificadas, boas acessibilidades rodoviárias, ferroviárias e portuárias e uma cidade, um meio social e cultural igualmente atrativos”, sublinha André Martins, citado em comunicado.

A empresa portuguesa prevê que as operações arranquem até ao final de 2025, ao passo que as operações comerciais deverão começar em 2026.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h47)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consórcio da Galp e Northvolt escolhe Setúbal para instalar nova refinaria de lítio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião