Expansão internacional da LaLiga é chave para a sua revalorização
A edição espanhola da revista Forbes avaliou a LaLiga como a competição desportiva com maior potencial de revalorização, sendo a projeto internacional um dos fatores determinantes para essa avaliação.
A edição espanhola da revista Forbes escolheu a LaLiga como a competição premium com maior potencial de revalorização, superando outras competições como a Premier League, MLS, Fórmula 1 ou a ATP, que também figuram no ranking, noticia a Servimedia.
O Comité de especialistas da Forbes teve em conta diferentes variáveis para esta classificação, tais como o atual volume de negócios, sustentabilidade económica, modelo de governação, presença em ambientes digitais, atração de capital e monitorização internacional. A análise destes aspetos deu a LaLiga como o claro vencedor como o negócio mais atrativo para os investidores.
A expansão e projeção internacional é um dos fatores determinantes na avaliação do potencial de revalorização das competições desportivas, uma vez atingido o seu potencial máximo nos mercados locais. E este foi precisamente um dos aspetos mais valorizados pelos peritos da publicação no caso de LaLiga, de acordo com a Servimedia.
LaLiga iniciou o seu processo de internacionalização há apenas cinco anos, mas está agora presente em 41 países, com 44 delegados no local e mais 11 pessoas na sede da LaLiga em Madrid. Além disso, para o seu projeto de globalização, a LaLiga conta com 11 escritórios internacionais, bem como duas joint ventures na América do Norte e na China, e uma ambiciosa estratégia de expansão internacional que já cobre 90 países.
O crescente interesse no futebol espanhol e o aumento da visibilidade no terreno resultou num aumento de 30% das audiências globais para as transmissões dos jogos LaLiga desde a época de 2015/16. O que, por sua vez, significou um aumento de 247% no valor dos direitos audiovisuais internacionais desde 2013/14, e um aumento no valor da marca LaLiga, com um crescimento de cinco vezes no número de patrocinadores ao longo dos últimos oito anos.
A expansão internacional é uma prioridade para a competição espanhola e um dos eixos do plano de investimento que LaLiga e CVC definiram no âmbito da LaLiga Impulso, através do qual 1.994 milhões de euros foram injetados nos clubes como um todo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Expansão internacional da LaLiga é chave para a sua revalorização
{{ noCommentsLabel }}