Jerónimo Martins e grupo EDP pesam na bolsa de Lisboa

  • Joana Abrantes Gomes
  • 13 Abril 2022

Embora com perdas ligeiramente menores, a praça lisboeta não escapa à tendência da generalidade das bolsas europeias e abre em terreno negativo. Galp sobe, apesar de diminuição das vendas.

A bolsa de Lisboa abriu a terceira sessão da semana no “vermelho”, com a Jerónimo Martins e o grupo EDP a pesar sobre o PSI. A praça lisboeta segue a tendência das principais bolsas europeias, que continuam em queda, numa altura em que os investidores aguardam por uma decisão do BCE acerca das taxas de juro.

Um dia antes de o BCE anunciar a decisão sobre a política monetária e as taxas de juro, o índice de referência europeu Stoxx 600, que reúne as 600 maiores empresas da Europa, está em queda de 0,3%, tal como o francês CAC-40 e o britânico FTSE. O alemão DAX e o espanhol IBEX-35 desvalorizam 0,4% e 0,5%, respetivamente.

Em Lisboa, o PSI negoceia com perdas mais ligeiras, de 0,12%, para 6.092,41 pontos. Das 15 cotadas, cinco estão em terreno positivo, duas estão inalteradas e as restantes oito no “vermelho”. A Jerónimo Martins está em destaque nas quedas, recuando 1,49%, enquanto a EDP Renováveis e a “casa-mãe” EDP cedem, respetivamente, 0,66% e 0,77%. O BCP perde 0,06%.

A evitar uma queda mais acentuada do índice de referência nacional está a Galp. A petrolífera avança 1,09%, para 12,10 euros, apesar de as vendas de combustível terem recuado 10% no primeiro trimestre deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins e grupo EDP pesam na bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião