Hoje nas notícias: IVA dos combustíveis, Novobanco e sefarditas

  • ECO
  • 14 Abril 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Um dia depois de ter apresentado a proposta de Orçamento do Estado para 2022, Fernando Medina admite que a negociação para a descida do IVA dos combustíveis para 13% no âmbito europeu está a merecer oposição de alguns países europeus. No plano económico, a Deloitte considera que a venda da sucursal do Novobanco carece de justificação “racional”, enquanto a Câmara do Porto estima ter um défice superior a 4,7 milhões de euros com a descentralização de competências na Educação. Em seis anos, o Instituto dos Registos e Notariado recebeu mais de 137 mil pedidos de certificados a sefarditas.

“Há um conjunto importante de países” contra a descida do IVA nos combustíveis, diz Medina

O ministro das Finanças admite que “está a ser de difícil negociação” a descida temporária do IVA dos combustíveis, já que “há um conjunto importante de países que se opõem”. Fernando Medina apontou também que uma descida adicional do IVA da eletricidade não está a ser discutida com a Comissão Europeia. A invasão russa da Ucrânia “mostrou muito bem” a necessidade de acelerar a transição energética, sublinhou.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Deloitte questiona venda da sucursal do Novobanco em Espanha

A terceira auditoria especial feita pela Deloitte ao Novobanco, realizada no âmbito da injeção de capital realizada em 2020, concluiu que a venda da sucursal do banco em Espanha carece de justificação “racional” por parte da gestão, dado que mesma não está documentada, segundo o Expresso. Além disso, a consultora considera não haver evidências de ter havido comparação entre o impacto do desinvestimento e a sua continuidade, apesar das perdas causadas pela operação.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Porto estima défice de quatro milhões de euros na Educação

A Câmara Municipal do Porto estima que vai ter um défice superior a 4,7 milhões de euros com a descentralização das competências na Educação, segundo um documento consultado pelo JN. O Governo considera que os cálculos feitos pela autarquia liderada por Rui Moreira são “absurdos, descabidos, sem qualquer aderência à realidade”.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

IRN recebeu 137 mil pedidos de certificados a sefarditas em seis anos

O Instituto dos Registos e Notariado (IRN) recebeu, entre março de 2015 e abril de 2021, 137.087 pedidos de certificados de aquisição de nacionalidade portuguesa para sefarditas, sendo que só no ano passado deram entrada mais de 50 mil pedidos. Nestes seis anos, a Comunidade Israelita do Porto (CIP) emitiu 70.577 certificados de aquisição de nacionalidade portuguesa, contra os 8.380 emitidos pela congérie lisboeta.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Nexity investe 105 milhões de euros na Alta de Lisboa

A Nexity Portugal vai ter o seu primeiro empreendimento de grande porte na capital portuguesa. Num terreno localizado junto ao Parque Oeste da Alta de Lisboa, entre a Avenida Nuno Abecassis e o eixo central, a Nexity vai construir nove edifícios de oito pisos, que irão perfazer um total de 400 apartamentos. Segundo o administrador da Nexity Portugal, Fernando Vasco Costa, este projeto “representa um investimento total da ordem dos 105 milhões de euros”. As obras da primeira fase deverão arrancar no primeiro semestre de 2023.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: IVA dos combustíveis, Novobanco e sefarditas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião