Nas notícias lá fora: Stellantis, Porsche e iPhones
Acionistas da Stellantis chumbaram pacote salarial de Carlos Tavares. A Porsche viu as vendas globais caírem 5% no primeiro trimestre. Surto de Covid em Xangai leva à suspensão do fabrico de iPhones.
Os acionistas da Stellantis chumbaram, em assembleia geral, a proposta de pacote salarial de Carlos Tavares. Ainda no setor automóvel, a Porsche viu as vendas globais de automóveis caírem 5% no primeiro trimestre. Enquanto isso, a vaga de Covid-19 em Xangai levou à suspensão temporária da produção de iPhones e Macbooks. No Reino Unido, Boris Johnson pode ter de pagar mais três multas por causa das festas em Downing Street.
Financial Times
Acionistas da Stellantis chumbam pacote salarial de Carlos Tavares
Os acionistas da Stellantis, gigante automóvel resultante da fusão da PSA com a Fiat Chrysler, rejeitaram na quarta-feira, em assembleia geral, a proposta de remuneração dos administradores, depois de um investidor minoritário e alguns sindicatos franceses contestarem o que consideram ser o valor “demasiado elevado” do salário a pagar ao CEO da empresa, o português Carlos Tavares. A proposta recebeu 52,1% de votos contra e 47,9% de votos a favor, mas a administração não esclareceu se irá alterar a proposta, uma vez que o voto era apenas consultivo.
Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).
Bloomberg
Vendas da Porsche derrapam no início do ano
A Porsche viu as vendas globais de automóveis caírem 5% no primeiro trimestre, em termos homólogos. A marca do grupo Volkswagen comercializou 68.426 veículos entre janeiro e março, uma quebra explicada pelas restrições da Covid-19 na China e pelos constrangimentos nas cadeias de abastecimento. No entanto, a empresa também foi penalizada pelo naufrágio de um navio que transportava milhares de automóveis Porsche ao largo dos Açores, na sequência de um incêndio a bordo.
Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).
Reuters
Covid trava produção de iPhones e Macbooks em Xangai
A Pegatron, que fabrica iPhones e outros produtos para a Apple, anunciou na terça-feira que suspendeu temporariamente a produção em Xangai e na cidade vizinha de Kunshan, na sequência das medidas implementadas para conter o surto de Covid nestas cidades chinesas. A vaga em Xangai levou as autoridades chinesas a imporem um confinamento que abrange cerca de 25 milhões de pessoas. O bloqueio ameaça devastar a economia do país e causar fortes interrupções nas cadeias de abastecimento globais que já estão sobre elevada pressão.
Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado/conteúdo em inglês).
El Economista
Bancos espanhóis reforçam aposta nas taxas variáveis
A subida das taxas de juro levou os bancos espanhóis a repensarem a estratégia para o crédito à habitação. Sabadell, Ibercaja, Kutxabank e ING decidiram baixar os preços dos créditos da casa com taxa variável, de forma a tornar estas opções mais atrativas para os clientes, perante a expectativa de que os juros continuem a subir nos próximos meses. Esta semana, a Euribor a 12 meses chegou a entrar em terreno positivo, algo que não acontecia há vários anos.
Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).
The Guardian
Boris Johnson pode ver mais três multas por festas em Downing Street
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, poderá ser chamado a pagar mais três multas por infrações às regras de contenção da Covid-19, na sequência das festas em Downing Street durante a pandemia, segundo fontes ouvidas pelo The Guardian. Na terça-feira, o chefe de Governo do Reino Unido veio pedir desculpa, mas recusou demitir-se, após ter sido multado pelas autoridades por uma festa de aniversário a 19 de junho de 2020, na sala do Conselho de Ministros, para assinalar os seus 56 anos.
Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nas notícias lá fora: Stellantis, Porsche e iPhones
{{ noCommentsLabel }}