Galp já entregou plano de desativação da refinaria de Matosinhos

  • ECO
  • 15 Abril 2022

Só em meados de 2025 é que será possível prever o "respetivo horizonte de implementação e estimativa dos custos associados" à descontaminação.

A Galp já entregou à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) o plano de desativação da refinaria de Matosinhos. De acordo com o Jornal de Notícias (acesso pago), o documento foi entregue no início de abril, estando agora a ser analisado. Só em meados de 2025 é que será possível prever o “respetivo horizonte de implementação e estimativa dos custos associados” à descontaminação.

Está nas mãos da APA o plano de desativação da Petrogal, que incluirá uma avaliação da contaminação dos solos do complexo. A análise do nível de poluição que contará “para efeitos do plano de remediação” ambiental está prevista apenas para meados de 2025. Resta saber se esse prazo permitirá ao hub tecnológico “Matosinhos Innovation District” estar pronto até 2026.

“Segundo as datas previstas pela Petrogal, encontra-se previsto o desmantelamento da área da tancagem do crude com início em julho culminando em maio de 2023, seguindo-se de forma faseada o desmantelamento de equipamentos de diversas áreas da instalação”, que deverá arrancar no início de 2023 e conclusão até meados de 2025, acrescenta a APA, citada pelo JN.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp já entregou plano de desativação da refinaria de Matosinhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião