Galp Energia puxa pelo PSI, enquanto família EDP trava ganhos em Lisboa

O dia arrancou negativo para as principais bolsas europeias. A praça lisboeta é a exceção, apesar de negociar junto da linha de água.

A bolsa nacional arranca a primeira sessão da semana, após fechar esta segunda-feira, na linha de água, num dia que começa em terreno negativo para as congéneres europeias. Por cá, a Galp Energia e a Jerónimo Martins impulsionam o desempenho do índice de referência nacional, mas a família EDP trava os ganhos.

No Velho Continente, as principais praças começam o dia em terreno negativo. O índice pan-europeu Stoxx 600 arranca a sessão a cair 0,8%, enquanto o espanhol IBEX-35 perde 0,5%, o francês CAC-40 recua 0,9% e o alemão DAX cede 0,7%. Já o britânico FTSE 100 desvaloriza 0,2%.

Já na bolsa de Lisboa, o PSI negoceia próximo da linha de água, subindo 0,13% para 6.141,46 pontos. Entre as 15 cotadas, são mais aquelas que se encontram a valorizar, mas o balanço de forças faz oscilar o índice de referência entre o verde e o vermelho.

A puxar pelo PSI está a Galp Energia, que soma 1,17% para os 12,08 euros, mesmo numa altura em que os preços do petróleo negociados nos mercados internacionais seguem a recuar. Nota também para o BCP, que sobe 0,41% para os 0,1706 euros, e para a Jerónimo Martins, que ganha 0,58% para os 20,76 euros.

Por outro lado, a pesar no índice está a família EDP. A casa-mãe recua 1,06% para os 4,64 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis, que revelou esta terça-feira que produziu mais 14% de energia limpa no primeiro trimestre, perde 1,51% para os 22,78 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia puxa pelo PSI, enquanto família EDP trava ganhos em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião