TAP desperdiça cem slots por dia no aeroporto de Lisboa

  • ECO
  • 19 Abril 2022

Plano de reestruturação obriga a ceder apenas 18 janelas horárias à concorrência, quando a TAP deixou 25% por usar na primeira semana de abril no aeroporto da Portela, em Lisboa.

A TAP detém cerca de metade dos slots vagos no aeroporto de Lisboa, a maioria atribuídos por via de direitos adquiridos, mas não usa cerca de uma centena dessas faixas horárias por dia. De acordo com o Jornal de Notícias (acesso pago), a transportadora utilizou apenas 1.868 dos 2.520 slots de que dispunha na primeira semana de abril.

Segundo o plano de reestruturação da companhia aérea nacional, que detém “45% a 55% da capacidade do Aeroporto de Lisboa no verão de 2022 e nas estações seguintes”, a Comissão Europeia obriga a TAP a libertar 18 slots diárias na capital em troca da ajuda estatal de 2,55 mil milhões de euros. Apenas a Ryanair e a Easyjet estão na corrida às 18 faixas horárias diárias.

Porém, ambas as transportadoras aéreas low cost protestam o facto de a decisão vir a ser tomada em junho, tornando-se efetiva somente na época baixa de inverno. Michael O’Leary, CEO da Ryanair, apelou diretamente ao primeiro-ministro “para que liberte os slots não utilizados para que a Ryanair possa trazer mais visitantes a Lisboa e assim acelerar a recuperação do turismo pós-Covid em Lisboa, bem como empregos para os jovens”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP desperdiça cem slots por dia no aeroporto de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião