Federação Internacional exclui padel feminino também nas categorias promocionais

  • Servimedia
  • 21 Abril 2022

A Federação Internacional de Padel não abriu inscrições à modalidadade feminina em dois dos três torneios da FIP Star, a categoria mais alta do circuito, violando um dos requisitos impostos em 2019.

O tratamento dado pela Federação Internacional de Padel (FIP) à modalidade feminina volta a ser notícia, já que da mesma forma que na estreia do seu circuito Premier Padel pela mão de Nasser al-Khelaïfi, dois dos três torneios da categoria FIP Star (Cairo, Egipto, e Doha, Qatar) não abriram inscrições à categoria feminina, segundo o site oficial da FIP, noticia a Servimedia.

Esta situação viola um dos requisitos mínimos impostos em junho de 2019, quando a entidade presidida por Luigi Carraro acordou com World Padel Tour a unificação do ranking internacional e o lançamento do circuito promocional FIP Tour. Para cada uma das categorias desta plataforma de desenvolvimento para que os jovens talentos locais “possam alcançar o profissionalismo de uma forma mais progressiva”, a FIP ditou então uma série de condições para a organização destes torneios.

Especificamente, no caso da FIP Star – a categoria mais alta do circuito até à criação em fevereiro de 2021 dos eventos FIP Gold – foi determinado que cada campeonato teria um sorteio feminino onde, para além de partilhar um total de 4.200 euros em prémios monetários, as jogadoras abaixo do número 16 do novo ranking unificado participariam, tal como comunicado em fevereiro de 2020 pela própria federação através de material infográfico no seu website.

Contudo, e se esta situação não se inverter, a crescente influência do Qatar e do Egipto na FIP poderá afetar a progressão das jogadoras mais promissores do momento, já que entre os dois países partilharão a organização de seis dos 14 eventos FIP Star da época.

Para além da controvérsia suscitada pelos convites que algumas fontes da indústria consideram aleatórios aos jogadores veteranos no Major de Premier Padel em Doha, os critérios de seleção dos pares no torneio FIP Star na semana passada na capital do Qatar também violam os requisitos acordados na implementação do circuito promocional da FIP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Federação Internacional exclui padel feminino também nas categorias promocionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião