Preços dos seguros globais aumentaram 11% no primeiro trimestre de 2022

  • ECO Seguros
  • 28 Abril 2022

Com as taxas dos riscos cibernéticos a aumentarem com significado, inflação e Ucrânia são agora novas preocupações para as seguradoras, aponta Global Insurance Market Index da Marsh.

Os preços dos seguros aumentaram 11% globalmente no primeiro trimestre de 2022 de acordo com o Global Insurance Market Index divulgado esta quarta-feira pela consultora e corretora Marsh. O relatório sobre o índice refere tendência de estabilização dos aumentos que começou no primeiro trimestre de 2021. Embora seja o 18.º trimestre consecutivo de aumento de taxas no mercado global de seguros, esse aumento é agora mais moderado em muitos ramos e em praticamente todas as geografias.

Os aumentos de preços na maioria das regiões foram moderados devido a um menor nível de aumentos nos seguros financeiros e profissionais. O Reino Unido, com um aumento do preço composto de 20% (contra 22% no último trimestre de 2021), e os EUA, onde os preços aumentaram 12% (contra 14% no trimestre anterior) continuaram a impulsionar a taxa composta global. A taxa de aumento na região do Pacífico foi de 10% (contra os 13% registados no último trimestre de 2021), enquanto na Ásia foi de 3% (inferior aos 4% registados no trimestre anterior) e na Europa Continental foi de 6% (decresceu face aos 9% registados no trimestre anterior). Pelo segundo trimestre consecutivo, a única exceção nesta tendência foi a América Latina e as Caraíbas, onde as taxas aumentaram 6% (face aos 4% registados no trimestre anterior).

Os resultados do questionário destacaram:

  • Os prémios globais de seguros de danos materiais subiram em média 7%, abaixo do aumento de 8% no primeiro trimestre de 2022. Os prémios de responsabilidades aumentaram em média 4%, baixando dos 5% que se registaram no trimestre anterior;
  • Os prémios nas linhas financeiras e profissionais, em larga medida influenciados pelos seguros de cyber, voltaram a ter novamente a maior taxa de aumento nas principais categorias de linhas de seguros, com 26%. Contudo, este é um valor abaixo dos 31% registados no trimestre anterior devido a um aumento menor nos seguros de responsabilidade civil de administradores e diretores (D&O);
  • Os preços dos seguros para riscos cibernéticos continuam a aumentar impulsionados pelo contínuo crescimento da frequência e severidade de sinistros de ransomware, com muitas seguradoras a procurarem tornar os termos e as condições de cobertura mais restritivos, especialmente no que diz respeito ao conflito na Ucrânia. Nos EUA os preços aumentaram 110% (abaixo dos 130% registados no quarto trimestre de 2021) e no Reino Unido subiu 102%, comparando com os 92% registados no trimestre anterior.
  • O aumento da inflação já está a ter impacto nos sinistros em vários ramos de atividade e foram assinalados pelas seguradoras como uma preocupação nas geografias afetadas.

“A guerra na Ucrânia, que é, acima de tudo, uma tragédia humanitária, acrescentou pressão ao que já é um mercado de seguros desafiante para os nossos clientes”, afirma António Morna, diretor de Placement da Marsh Portugal, acrescentando que “estamos também a começar a ver o impacto do aumento da inflação nos custos das perdas e no crescimento da exposição, o que por sua vez pode afetar os preços

Para o gestor “as bases do mercado permanecem fortes e esperamos que os aumentos dos preços continuem a sua tendência moderada”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços dos seguros globais aumentaram 11% no primeiro trimestre de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião