Socialistas e Mélenchon unem-se para as legislativas francesas

PS e France Insubmissa querem unir-se nas eleições parlamentares de junho numa tentativa de impedir Macron de obter a maioria. União à esquerda com verdes e comunistas pode ser a primeira em 20 anos.

O Partido Socialista francês e o líder da France Insoumise (França Insubmissa), Jean-Luc Mélenchon, acordaram concorrer lado a lado nas eleições parlamentares de junho, para tentar evitar que Emmanuel Macron consiga uma maioria, avançou esta quarta-feira a Reuters (acesso condicionado).

Queremos ter deputados na maioria dos círculos eleitorais, para evitar que Emmanuel Macron continue com a sua política injusta e brutal… e derrotar a extrema-direita“, avançaram ambos os partidos em comunicado conjunto. Caso a coligação entre os verdes e os comunistas seja formalmente reconhecida, após esta possibilidade ter sido divulgada na passada segunda-feira, será a primeira vez que a esquerda francesa se une em vinte anos.

A união entre PS e LFI (França Insubmissa) requer aprovação do comité nacional do PS, mas ambos os lados já se manifestaram a favor de uma União Europeia centrada em direitos sociais, e na proteção do meio ambiente. A candidata socialista, Anne Hidalgo, conseguiu apenas 1,75% dos votos nas eleições de abril, ao passo que Mélenchon garantiu o terceiro lugar com 22%.

O antigo líder do PS, Jean-Christophe Cambadelis, já se manifestou contra o acordo que pode marcar o fim de uma força à esquerda pró-União Europeia. Entre as medidas reivindicadas pela coligação à esquerda estão a redução da idade da reforma dos 62 para os 60 anos, o aumento do salário mínimo, e um teto máximo no preço de bens essenciais. A cerimónia de posse para o segundo mandato de Macron irá realizar-se este sábado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Socialistas e Mélenchon unem-se para as legislativas francesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião