Rio diz que presidente da Câmara de Setúbal não tem condições para continuar no cargo

  • Joana Abrantes Gomes
  • 6 Maio 2022

Para o presidente do PSD, o autarca da Câmara de Setúbal deveria avaliar se tem condições para continuar a exercer o cargo.

O líder do PSD, Rui Rio, considerou esta sexta-feira que o presidente da Câmara de Setúbal não tem condições para continuar a exercer o seu mandato devido ao caso do acolhimento de refugiados ucranianos naquela autarquia.

“O presidente da Câmara de Setúbal deveria pensar muito bem se tem condições para continuar. Dá-me ideia que não tem condições para continuar. Ele avaliará. E aí acho que também deve avaliar com a CDU”, afirmou Rio, em declarações à RTP3.

Para o líder social-democrata, “não faz sentido” o argumento do PS de que a fiscalização do Executivo camarário de Setúbal cabe à respetiva Assembleia Municipal, uma vez que o assunto é de “dimensão nacional”. “Não está aqui um problema porque aconteceu em Setúbal, está aqui um problema porque aconteceu em Portugal“, reiterou.

Rui Rio anunciou ainda que, na próxima terça-feira, vai levar este tema a debate na reunião da comissão política nacional do partido, para apurar se é do interesse dos sociais-democratas tomar uma posição política nacional relativamente àquilo que os seus vereadores na autarquia de Setúbal devem fazer.

Na quarta-feira, o primeiro vereador do PS na Câmara de Setúbal, Fernando José, admitiu renunciar aos quatro mandatos do partido na autarquia – e, com isso, provocar a queda deste órgão autárquico e a convocação de eleições intercalares -, se “todos” os eleitos do PSD tomarem primeiro essa iniciativa. Contudo, o primeiro vereador do PSD, Fernando Negrão, tem rejeitado a hipótese, apesar de a proposta ter partido da concelhia do PSD de Setúbal.

(Notícia atualizada às 18h32)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio diz que presidente da Câmara de Setúbal não tem condições para continuar no cargo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião