Apesar do preço, consumo de gasolina e gasóleo bate recorde em Portugal

Apesar da subida acentuada dos preços na bomba por causa da guerra, nunca como agora os portugueses consumiram tanto gasóleo. Só em março foram consumidas 504 mil toneladas.

Apesar da subida do preço dos combustíveis para valores acima dos 2 euros/litro, já reparou que há mais trânsito nas estradas? Não é impressão sua, é mesmo isso que revelam os números.

Março foi o primeiro mês completo de guerra na Europa e os preços dos combustíveis dispararam. Mas isso não travou o consumo de combustíveis em Portugal, muito pelo contrário. Os números da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) disponibilizados ao ECO mostram que em março foram consumidos em Portugal 105 mil toneladas de gasolina, o que representou um aumento de 45% face a fevereiro. É preciso recuar a agosto de 2019 para encontrar um valor tão elevado.

Consumo mensal de gasolina em Portugal

Fonte: ERSE | Valores em toneladas

Olhando para o gasóleo, o combustível mais usado em Portugal pelas famílias e pelas empresas, o consumo é ainda mais impressionante. O consumo de diesel atingiu as 504 mil toneladas, sendo esta a primeira vez que o consumo supera a fasquia das 500 mil toneladas. Este valor representa um aumento de 36% face a fevereiro e já está bastante acima dos dados pré-pandemia.

Consumo mensal de gasóleo em Portugal

Fonte: ERSE | Valores em toneladas

Estes consumos acontecem num mês em que o preço de venda ao público da gasolina aumentou 7,6% e o do gasóleo 11,3%, tendo o litro dos dois combustíveis superado a fasquia dos 2 euros. Isto por causa da invasão russa na Ucrânia que começou a 24 de fevereiro e levou o barril do Brent para valores acima dos 100 dólares.

O único combustível que ainda está longe de valores recorde é o Jet Fuel usado na aviação. Em março, segundo os dados fornecidos pela ERSE ao ECO, foram consumidas 87 mil toneladas, mais 16% face a fevereiro, mas ainda bastante aquém dos valores pré-pandemia e do verão quente de 2019, quando o turismo em Portugal bateu todos os recorde. Em julho de 2019, por exemplo, o consumo de Jet Fuel chegou às 167 mil toneladas.

Olhando para o mercado português como um todo (soma da gasolina, gasóleo, Jet, GPL e Fuel) em março foram consumidos um total de 763 mil toneladas de combustível, mais 33% face a fevereiro.

Os níveis recorde de consumo de gasolina e gasóleo coincidem com a retoma da economia e com o progressivo desconfinamento depois de dois anos de pandemia. Foi a 19 de fevereiro que o país deixou de estar em estado de calamidade e o Governo afrouxou várias restrições relacionadas com a covid-19.

Desconfinamento e fim do teletrabalho

Nessa altura caiu a recomendação de teletrabalho e milhares de trabalhadores regressaram à empresa presencialmente. Desapareceu também a obrigação de confinamento por causa de contactos de risco e acabaram os limites de lotação nos espaços comerciais.

Este consumo acentuado de gasolina e gasóleo também ajuda a explicar o crescimento brusco da economia portuguesa nos primeiros três meses de ano. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia portuguesa cresceu 2,6% no primeiro trimestre face ao final do ano passado (e 11,9% face ao período homólogo de 2021), um valor que surpreendeu todos os analistas.

O INE explica que foi o consumo privado a dar o impulso inesperado ao PIB durante o primeiro trimestre. Agora, sabe-se que o consumo de combustível deu um empurrão valente ao PIB, não obstante os preços em máximos históricos.

Os combustíveis mais consumidos e a decomposição do preço em março

Fonte: ERSE
Fonte: ERSE | Preço da gasolina simples 95

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apesar do preço, consumo de gasolina e gasóleo bate recorde em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião