Beneficiários de seguros de saúde aumentaram 90% nos últimos 16 anos

  • ECO Seguros
  • 18 Maio 2022

Estudo da Marktest indica que mais de 3 milhões de portugueses dispõem de um seguro de saúde, quase o dobro de há 16 anos. Desde 2015 mais 1 milhão de pessoas aderiram a este benefício e ao seu custo.

De acordo com dados do estudo Basef Seguros, realizado pela empresa de estudos de mercado Marktest, para o acumulado do ano 2021, 3 milhões e 87 mil portugueses possuem ou beneficiam de seguro de saúde, um valor que corresponde a 34.3% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos.

O Basef Seguros é um estudo que se realiza há já 20 anos de existência cujo universo é constituído por 8.988.000 indivíduos com 15 ou mais anos, residentes em Portugal, do qual resultam 14.400 entrevistas anuais.

Analisando a sua evolução, os dados do estudo indicam que nos últimos 16 anos, o número de beneficiários de seguros de saúde aumentou 90%, correspondendo hoje a 34,3% da população portuguesa.

Os dados do Basef mostram ainda que a posse deste seguro é bastante diversa entre a população, mostrando comportamentos heterogéneos entre as classes sociais, idade e regiões.

Os indivíduos pertencentes à classe social alta e média alta têm uma taxa de posse de seguro de saúde cerca de 2 vezes superior à dos indivíduos das classes média baixa e baixa.

Por idades, observa-se que os indivíduos entre os 25 e os 34 anos e entre os 35 e os 44 anos apresentam uma taxa de posse de seguro bastante acima da média (respetivamente, 44.4% e 43.8%) baixando com o aumento da idade, até à taxa de posse de 21.3% nos indivíduos com mais de 64 anos.

Analisando os dados por região, verifica-se que a percentagem de posse mais elevada deste tipo de produto regista-se na Grande Lisboa, com 43.5%, um valor muito acima do observado entre os residentes no Interior Norte, onde não ultrapassa os 26.3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Beneficiários de seguros de saúde aumentaram 90% nos últimos 16 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião