Allianz aumenta receita, mas lucros caem 78% no trimestre

  • ECO Seguros
  • 23 Maio 2022

Provisão de 1,9 mil milhões para processo judicial relacionado com filial de investimento nos EUA penalizou as contas até março, mas a meta de lucro anual do grupo segurador alemão mantém-se.

O grupo Allianz registou um aumento de 6,2% nas receitas do primeiro trimestre, contabilizando cerca de 44 mil milhões de euros, enquanto o resultado operacional de 3,23 mil milhões diminuiu 2,9%, face a período homólogo de 2021. O recuo no resultado operacional reflete o impacto, no negócio P&C (não Vida), de custos mais elevados com sinistros resultantes de catástrofes naturais, que “quase quadruplicaram,” explica a Allianz SE indicando que o rácio combinado subiu aos 94,7%, um agravamento de 1,7 pp.

Apesar de declínio de 9% para 1,4 mil milhões de euros no lucro operacional do negócio P&C, a companhia salienta subida de preços e maior volume de negócio. O segmento Gestão de Ativos cresceu em ativos geridos e a área de seguros Vida-Saúde, com resultado praticamente estabilizado, registou progressão em vendas nos EUA e na Alemanha.

O resultado líquido (lucro atribuível aos acionistas da entidade) deslizou 78,1%, para 600 milhões de euros, sob peso de uma provisão (adicional) de 1,9 mil milhões de euros (antes de impostos) no âmbito do processo legal envolvendo fundos estruturados (“Structured Alpha”) distribuídos pela Allianz Global Investors nos EUA. Excluindo esta provisão que retirou 1,6 mil milhões de euros (líquidos) do lucro, afetando diretamente o desempenho financeiro da área Asset Management, o resultado líquido teria ficado nos 2,2 mil milhões de euros, descendo apenas 16%, traduzindo um menor resultado não operacional.

“Os resultados do trimestre demonstram que a nossa empresa consegue resistir a pressões geopolíticas e económicas importantes,” disse Oliver Bäte, CEO do grupo, acrescentando que a companhia alcançou acordos justos e está perto de resolver o processo judicial relacionado com a Allianz GI. A provisão inscrita na conta trimestral destina-se a cobrir restante exposição financeira do grupo quanto a compensações que ainda espera desembolsar para ressarcir investidores e resolver alguma sanção que possa ser aplicada por autoridades reguladoras norte-americanas no âmbito dos Structured Alpha Funds.

Com referência à posição de capital, a Allianz apresenta rácio Solvência II de 199% ( -10 pp face aos 209% de 31 de dezembro de 2021). No mesmo comunicado, Giulio Terzariol, CFO da Allianz SE, reafirmou a meta do grupo, perspetivando que a Allianz SE vai fechar 2022 com um resultado operacional de 13,4 mil milhões de euros (+/- 1 000 milhões).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz aumenta receita, mas lucros caem 78% no trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião