Société Générale cede atividade bancária e seguradora na Rússia

  • ECO Seguros
  • 24 Maio 2022

Adquirente é a Interros, entidade fundada e liderada pelo multimilionário Vladimir Potanin. As autoridades moscovitas de controlo de investimento estrangeiro já aprovaram os termos da transação.

A Société Générale (SocGen), grupo de serviços financeiros com 26 milhões de clientes (particulares, empresas e institucionais) distribuídos por mais de 60 países, assinou acordo de venda da sua participação no Rosbank e negócios de seguros que o grupo francês detinha na Rússia.

A adquirente é a Interros Capital e as autoridades moscovitas de controlo de investimento estrangeiro já aprovaram os termos da transação, sintetiza uma nota do grupo financeiro russo fundado e presidido pelo multimilionário Vladimir Potanin.

A SocGen confirmou a finalização do acordo de cedência da sua parte no capital do banco russo e das filiais de seguros, adiantando que a transação representará, no segundo trimestre de 2022 (pesando a evolução das taxas de câmbio desde 11 de abril, data em que anunciou a intenção de venda), um impacto de 7 pontos base no seu rácio de capital e um impacto negativo estimado em torno de 3,2 mil milhões de euros na conta de resultados do grupo.

Acrescentando que a transferência da propriedade das filiais de seguro terá lugar em poucos dias, o grupo bancário francês afirma que, com a transação acordada, concretiza uma “retirada efetiva e ordenada da Rússia, assegurando a continuidade para colaboradores e clientes”.

No mesmo comunicado, a instituição francesa refere que as sucursais da “ALD Automotive OOO” (na Rússia e no Cazaquistão) e a “ALD Belarus LLC” não irão realizar novas transações comerciais.

Além do Rosbank e de gerir participações em outros bancos e entidades financeiras (Unexim Bank e MFK), a gestora de investimento Interros (fundada em 1990 pelo famoso oligarca) controla ou gere portefólio diversificado de negócios, entre os quais a Norilsk Nickel (conglomerado de níquel, paládio, cobre e platina); a farmacêutica NPO Petrovax Pharm e a Rosa Khutor Ski Resort, gestora de estâncias de turismo e desportos de inverno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Société Générale cede atividade bancária e seguradora na Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião