Portugal vende quase 500 milhões de móveis no primeiro trimestre de 2022
Nos primeiros três meses deste ano, as exportações do cluster português do mobiliário aumentaram 4% em relação ao período pré-pandemia. Nove dos dez principais mercados aumentaram as compras.
As exportações do cluster português do mobiliário aumentaram 6%, para quase 500 milhões de euros, no primeiro trimestre, face ao mesmo período do ano anterior, superando níveis pré-pandemia, informa a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA).
“Os três primeiros meses do ano vigente evidenciam uma subida constante entre os mesmos, ao serem gerados cerca de 155 milhões em janeiro, um valor 12% acima de 2021, e 160 milhões em fevereiro. Já em março, o mês que mais impulsionou esta subida, o número alcançou os 169 milhões, aproximadamente”, refere a associação setorial.
Comparativamente ao primeiro trimestre de 2019, antes da pandemia, o volume de exportações cresceu 4%, ficando assim acima dos níveis recorde daquele ano, segundo o mesmo comunicado.
“Após a ambição demonstrada em superar o melhor ano de sempre, o primeiro trimestre de 2022 confirma a tendência positiva esperada para o cluster do mobiliário e afins e, pela primeira vez, supera os valores pré-pandemia”, realçou a associação.
Dos 10 principais destinos comerciais, nove demonstraram desempenho positivo, comparativamente a 2020, com França a destacar-se como principal importador de produtos portugueses (quota de quase 35%).
Seguiu-se Espanha, que permanece como o segundo mercado mais importante para os produtores nacionais e, a fechar os cinco primeiros lugares, ficaram os Estados Unidos da América, que prosseguem a “forte rota de crescimento”, com uma variação homóloga acima de 30%; a Alemanha (10%) e o Reino Unido (19%).
“Decorridos dois anos marcados por restrições pandémicas, não posso deixar de destacar a retoma da participação nos certames internacionais, decisivos para a promoção global da oferta nacional. A este título, é com grande expectativa que antecipamos a segunda edição do Portugal Home Week, que promete ser um marco incontornável na afirmação global da Fileira”, afirmou o presidente da APIMA, Joaquim Carneiro.
O Portugal Home Week realiza-se nos dias 21 e 22 de junho, na Alfândega do Porto, organizado pela APIMA, com o apoio da AICEP, e reunirá mais de 60 empresas da Fileira Casa Portuguesa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal vende quase 500 milhões de móveis no primeiro trimestre de 2022
{{ noCommentsLabel }}