LaLiga é a competição nacional com mais títulos europeus
A liga espanhola é a competição nacional que tem mais títulos europeus no século XXI. Ao todo, são 32 os títulos conquistados pelas equipas da LaLiga desde o século passado.
Com o Real Madrid a ganhar o 14º título da Liga dos Campeões, a LaLiga tem agora 32 títulos europeus conquistados pelas suas equipas desde o início do século passado, sendo a competição nacional com mais títulos europeus do século XXI, noticia a Servimedia.
Estes 32 títulos ultrapassam em mais do dobro os títulos conquistados pelos clubes da Premier League, que ganharam 13 títulos nos últimos 20 anos. Mais atrás estão a Serie A italiana e a Bundesliga, com cinco títulos respetivamente, conquistados por equipas como a Inter, AC Milan, Bayern Munique e Eintracht Frankfurt.
Entretanto, a liga francesa, outra das principais ligas europeias, com o PSG e o Olympique Lyon, não conseguiu ganhar nenhum título continental nas últimas duas décadas.
Estes dados demonstram que, apesar do grande poder económico de algumas ligas, que investem quantias elevadas para ter os jogadores mais procurados no mercado, os clubes espanhóis da LaLiga, por sua vez, conseguiram um nível de competitividade mais forte em cada uma das competições organizadas pela UEFA, a nível continental.
Além dos 32 títulos europeus, as equipas espanholas desempenharam um papel de destaque em todas as competições ao longo deste século. Desde 2000, a Liga dos Campeões assistiu a três finais “espanholas”, com o Real Madrid, Atlético de Madrid e Valência como protagonistas.
Outras equipas como o Deportivo de La Coruña, Villareal e Sevilla também chegaram perto da glória da Liga dos Campeões em várias ocasiões. A equipa de La Coruña chegou à final em 2003/2004. Mais recentemente, o Villareal chegou duas vezes às meias-finais desta competição, em 2005/2006 contra o Arsenal, mas, nesta temporada, o Liverpool pôs fim às esperanças do Villareal ao eliminá-lo da Liga dos Campeões de Espanha.
Historial Europeu dos clubes LaLiga
O Real Madrid, com seis títulos na Liga dos Campeões e três Supertaças Europeias, lidera o ranking dos clubes espanhóis com os títulos mais continentais dos últimos 20 anos. Segue-se o Barcelona, que ganhou quatro títulos na Liga dos Campeões e três Supercopas Europeias nas últimas duas décadas.
Em terceiro lugar está o Sevilha que, em meados dos anos 2000, começou a coroar-se como rei da Liga Europa, vencendo-a seis vezes, bem como o título da Super Taça Europeia numa final em que venceu o Barcelona, em 2009.
Outras equipas espanholas que alcançaram sucesso continental nos últimos 20 anos foram o Atlético de Madrid, Valência e Villareal. De 2000 a 2022, o Atlético de Madrid ganhou três Ligas Europa e três Supercopas Europeias, o Valencia ganhou uma Liga Europa e uma Supercopa Europeia, e, na época passada, o Villareal ganhou a sua primeira Liga Europa ao vencer o Manchester United, um dos clubes de topo da Premier League.
Com o objetivo de reconhecer a competitividade dos seus clubes, a LaLiga lançou uma campanha em diferentes meios de comunicação e nos outdoors de algumas cidades espanholas com o slogan ‘Não é LaLiga, mas é como se fosse’, onde sublinha que não existe outra competição no velho continente tão competitiva como a espanhola.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
LaLiga é a competição nacional com mais títulos europeus
{{ noCommentsLabel }}