Seguros do El Corte Inglés já são um exclusivo da MM
Com o virar de página na atividade de seguros do El Corte Inglés, o negócio segurador da retalhista é exclusivo do grupo Mutua e fica com direção geral entregue a Jaime Aguirre de Cárcer.
Concretizando acordo assinado em janeiro, pelo qual o grupo segurador Mutua Madrileña (MM) comprometeu-se a desembolsar 1,1 mil milhões de euros, e depois de recebidas as autorizações dos organismos locais da concorrência (CNMC) e do setor segurador (DGSFP), o negócio de seguros e produtos de poupança da gigante espanhola de consumo, referência no setor de retail, conta desde 1 de junho de 2022 com o Grupo Mutua como fornecedor exclusivo.
Além de 555 milhões para deter 8% do capital social do grupo El Corte Inglês, operação que dá a Ignacio Garralda (presidente da MM) um assento no conselho de administração da retalhista, a Mutua transferiu outros 550 milhões para controlar 50,01% de cada uma das filiais de seguros do El Corte Inglés, a SECI (seguros de Vida e Acidentes) e a CESS (atividade de corretagem).
A operacionalização da aliança estratégica avança também com o registo de novas marcas (El Corte Inglés Agencia de Seguros e Ahorro y Inversión, esta última já operava, mas tem nova escritura por força da alteração societária), adiantou a edição eletrónica do El Economista. Enquanto Ahorro y Inversión se ocupa de ativos de poupança, operando como uma sociedade gestora de ativos (ligada à Mutuactivos, gestora do grupo Mutua), a Agência de Seguros herda a carteira da CESS e fica diretamente vinculada à MM, como mediadora para vender os produtos da seguradora, explica a plataforma Inese.es.
Contando com a conclusão do processo de constituição das novas sociedades, El Corte Inglés ficará com 49,99% do capital da nova entidade que, prevê-se, estará em plena atividade no primeiro trimestre de 2023.
Com o virar de página na atividade de seguros do El Corte Inglés emerge uma nova realidade na liderança do negócio. Além de reorganização na estrutura de cúpula da aliança, a direção geral do negócio segurador terá Jaime Aguirre de Cárcer como consejero-director general (posto equivalente ao de diretor geral) nas duas entidades operacionais. Jaime Aguirre é atualmente Subdiretor geral do Negócio Segurador no grupo MM.
Com esta aliança estratégica, a MM amplia canais de distribuição, acedendo também a uma forte base de clientes. Com linhas de negócio e marcas diversificadas, El Corte Inglés conta mais de 2 mil pontos de venda em Portugal, Espanha e outras localizações internacionais. Segundo números da retalhista, 11,6 milhões de pessoas utilizam cartões de cliente do grupo. A esta rede soma os canais online, onde conta perto de 760 milhões de vistas anuais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seguros do El Corte Inglés já são um exclusivo da MM
{{ noCommentsLabel }}